Respostas
Resposta:
Não, o governo de Juscelino gerou alta inflação
Explicação:
Uma das características do governo de Juscelino Kubitschek foi o estímulo à produção industrial e ao aumento de consumo por parte das camadas urbanas de rendimento médio.
As metas desse plano se inseriam dentro de cinco grandes áreas prioritárias: energia, transporte, indústria de base, alimentação e educação. Entre elas, as três primeiras receberam grande parte dos investimentos. A quantidade de dinheiro gasta pelo governo foi enorme, e estradas foram construídas pelo país, assim como a produção de energia elétrica e a capacidade da indústria de base aumentaram significativamente.
Entretanto, o governo de JK deixou algumas consequências graves, como o crescimento da inflação em decorrência dos altos gastos. Esse governo, ainda, mostrou-se incapaz de resolver gargalos que o país enfrentava em áreas como o campo e a educação, e contribuiu abertamente para o acirramento das suas desigualdades sociais.
O incentivo ao consumo de bens individuais, como eletrodomésticos e automóveis, beneficiou principalmente as classes de rendimento mais alto ou médio. O crescimento da inflação aumentava o custo de vida principalmente para a classe operária, cujo consumo se direcionava a produtos mais básicos, como alimentação, vestuário e habitação