quando um neurotransmissor se liga ao seu receptor de uma celula receptora, ele faz com que canais iônicos se abram ou se fechem. Isto 1-Quando um neurotransmissor se liga ao seu receptor em uma célula tensão através da membrana - da célula receptora. Considerando que o pode produzir uma mudança localizada no potencial da membrana- a diga qual ion atravessou a membrana do terminal pós sináptico: neurotransmissor causou um potencial pós-sináptico excitatório (PEPS), diga qual ion atravessou a membrana do terminal pós sinaptico
Respostas
O neurotransmissor ACETILCOLINA é responsável pela abertura dos canais de sódio e potássio.
Localizado na parte posterior ao sulco central, está o córtex somatossensorial, que envia os sinais elétricos para o córtex motor, situado na área anterior ao sulco central.
Esses sinais elétricos, tem a função de controlar as atividades motoras e ativação muscular esquelética.
Os neurônios motores após produzir e enviar os sinais elétricos, que em contato com os nervos motores e com as fibras musculares, serão captados e convertidos em informações neurológicas, fazendo com que a ativação muscular se inicie.
Após a conversão dos sinais elétricos, a informação recebida nas terminações axônicas do nervo motor, fará com que, seja lançada sobre as fibras musculares uma substância neurotransmissora, responsável por transmitir as informações produzidas pelos neurônios motores, chamada acetilcolina,
Acetilcolina ora liberada, é lançada sobre as fibras musculares, onde ligar-se-á com os receptores da membrana pós sináptica e músculos, e seguida da etapa de acoplamento excitação-contração, darão início a um processo, onde os potenciais de ação musculares, produzirão sinais, ativando a liberação de íons de cálcio, fazendo com que comece a contração e logo em seguida, o relaxamento dos músculos. A partir desse momento, é desencadeado o potencial de ação,
A substância neurotransmissora, logo será difundida na fenda sináptica, localizada entre a placa motora, (conexão entre neurônios motores, nervos motores e fibra muscular), local onde o estímulo nervoso será transformado em movimento.
A fenda sináptica contém um líquido gelatinoso, que irá se misturar com acetilcolina no interior das células.
No terminal axônico, existe grande quantidade de mitocôndrias, responsáveis pela produção e fornecimento do trifosfato de adenosina (ATP) que é a fonte energia usada, para que a acetilcolina consiga provocar a excitação das fibras musculares.
A fibra muscular contém o retículo sarcoplasmático, que armazena Íons de cálcio.
O cálcio, desempenha papel determinante em muitas das atividades desenvolvidas pela membrana e em outras estruturas da célula, pois atua na ativação da fosforilação oxidativa, auxiliando na manutenção da integridade sarcolemal e, principalmente, na ativação das proteínas contráteis
A ação conjunta dos íons de cálcio com a troponina, (proteína encontrada na fibra muscular), será o fator desencadeante do processo da ativação muscular esquelética.
A substância neurotransmissora acetilcolina, também é responsável pelo estímulo da abertura dos canais de sódio e potássio, fazendo com que a concentração desses íons se estabilize dentro e fora das células, provocando a despolarização da membrana da placa terminal.
A despolarização irradiada, é conduzida para o interior da fibra muscular, pelo túbulo transverso.
O sistema tubular transverso, se afunila no sarcolema em direção ao interior da fibra muscular.
Os túbulos transversos, atuam como uma barreira, impedindo a saída do cálcio do interior das células, e assegurando a sua permanência.
A placa motora reconhecerá a acetilcolina liberada, como se fosse o "start" para dar início ao movimento dos músculos.
Após iniciar o movimento muscular, ativação e contração, essa atividade permanecerá, enquanto houver quantidade suficiente de íons de cálcio para mantê-la.
No músculo esquelético, o influxo de sódio que despolariza a fibra muscular, dará início a um potencial de ação, que leva a contração da célula muscular esquelética.
O cálcio atua diretamente nas estruturas da membrana das células, pois ativa a fosforilação oxidativa, e também, auxilia na manutenção da integridade sarcolemal, e principalmente, na ativação das proteínas contráteis.