Segundo Silva (O uso de Dinâmicas de Grupo em sala de aula: um instrumento de aprendizagem experiencial esquecido ou ainda incompreendido?. Revista Saber Científico, Porto Velho, v. 1, n. 2, p. 82-89, jul./dez., 2008. p. 91), a Dinâmica de Grupo se torna uma atividade essencialmente educativa, vez que esteja, desde logo, inserida em um contexto que contemple propósitos educacionais e que leve em conta não apenas as necessidades dos participantes, mas também e, sobretudo, a identidade do grupo em que é aplicada.
Sobre isso, leias as afirmativas a seguir:
Em se tratando de um processo educacional, a dinâmica a ser trabalhada não pode perder de vista a organização conceitual que faz parte da formação em ambientes educativos;
A visão correta em relação a práticas com dinâmicas de grupo é que são apenas uma “brincadeira”;
Uma atividade de estudo não precisa, necessariamente, ser planejada, orientada, monitorada e avaliada, atribuindo um significado ao que é experienciado no trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
a.
Todas as afirmativas estão corretas.
b.
Somente I está correta.
c.
Somente III está correta.
d.
Somente I e III estão corretas.
e.
Somente II está correta.
Respostas
Resposta:
I E III
Explicação:
Resposta: Somente I está correta.
Explicação: Assim, concordamos com Silva (2008, p. 91), quando diz que a Dinâmica de Grupo se torna uma atividade essencialmente educativa, vez que esteja, desde logo, inserta em um contexto que contemple propósitos educacionais e que leve em conta não apenas as necessidades dos participantes, mas também e, sobretudo, a identidade do grupo em que é aplicada.
Além desses propósitos, não podemos deixar de considerar que, em se tratando de um processo educacional, a dinâmica a ser trabalhada não pode perder de vista a organização conceitual que faz parte da formação em ambientes educativos.
Esses pressupostos têm a intenção de superar a visão em relação a práticas com Dinâmicas de Grupo como apenas uma “brincadeira”. Portanto, para que seja efetivamente superada essa visão banalizada do trabalho do Psicopedagogo com Dinâmica de Grupo, ela deverá ser compreendida como uma atividade de estudo e, necessariamente, ser planejada, orientada, monitorada e avaliada, atribuindo um significado ao que é experienciado no trabalho.