Respostas
Tanto para o cooperativismo como para a sustentabilidade, as pessoas estão no centro de tudo. Assim, todas as ações e decisões têm por base o bem-estar comum dos envolvidos. E nada melhor do que um meio ambiente preservado e saudável para os seres humanos viverem bem.
Um dos elementos que compõe a Sustentabilidade Ambiental é a Justiça Social. Embora seja fundamental, a necessidade de um ambiente social fraterno e justo ainda é pouco valorizado e visível nos debates sobre meio ambiente.
Cooperativas são atores-chave no alcance do desenvolvimento sustentável.
De acordo com a ONU, as cooperativas contribuem para economias e sociedades mais inclusivas, além de ajudarem na execução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Cooperativismo significa a colaboração entre pessoas com um interesse em comum. A ideia surgiu após a Revolução Industrial, quando a população começou a ficar insatisfeita com as altas taxas de desemprego e os baixos salários.
Sustentabilidade refere-se ao princípio da busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e a exploração deles por parte da sociedade. Ou seja, visa a equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.
Sustentabilidade é uma característica ou condição de um processo ou de um sistema que permite a sua permanência, em certo nível, por um determinado prazo, em outras palavras, significa a possibilidade de crescimento econômico e provimento das necessidades básicas humanas sem o desgaste e poluição ambiental.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.