A toxoplasmose ocorre em vários lugares em todo o mundo, mostrando uma prevalência de até 95% de infectados com Toxoplasma gondii, principalmente em áreas com clima quente e úmido e de baixas altitudes. As pessoas geralmente se infectam por três principais vias de transmissão, mas também existem formas mais raras.
Pesquise sobre o assunto e descreva:
1) As três principais vias de transmissão.
2) As vias mais raras de transmissão.
Respostas
Resposta:
Padrão de resposta esperado
As pessoas são infectadas ao consumir carne contaminada por cistos de Toxoplasma gondii mal cozida, ou por ingestão acidental de cistos após manipulação de carne contaminada, na qual não se lavou bem as mãos ou ao comer alimentos que foram contaminados por facas, utensílios e tábuas de corte de alimentos que tiveram contato com carne crua contaminada.
Zoonótica - Transmissão do animal para o humano
Pode ocorrer por ingestão acidental de oocistos após a limpeza da caixa de areia de um gato contaminado, pois os oocistos estão presentes nas fezes do animal; por ingestão acidental de oocistos depois de tocar ou ingerir qualquer coisa que tenha entrado em contato com as fezes de um gato que contém toxoplasma; por ingestão acidental de oocistos em solo contaminado (por exemplo, não lavar as mãos depois de trabalhar no jardim ou comer frutas ou vegetais não lavados); por meio da ingestão de água contaminada com oocistos do parasita.
Congênita - Transmissão de mãe para filho
Uma mulher grávida que se infecta com o toxoplasma durante a gravidez pode passar a infecção para o feto. A mulher pode não ter sintomas, mas pode haver consequências graves para o feto, tais como doenças do sistema nervoso e dos olhos.
Receptores de transplantes de órgãos podem ser infectados por receber um órgão de um doador Toxoplasma gondii-positivo. As pessoas raramente podem ser infectadas por receber sangue infectado por transfusão. Trabalhadores de laboratório que lidam com sangue infectado também podem adquirir a infecção por inoculação acidental.