18. O texto a seguir é uma transcrição de uma reportagem televisiva sobre o uso da água na irrigação. Foi mostrada a propriedade do sr. Deusvaldo, em Goiás, na qual a água é usada em abundância para a irrigação, bombeada de uma nascente. Leia um trecho da reportagem e depois faça as atividades.
No periodo de seca, o Deusvaldo irriga a plantação duas vezes por semana, mas pra alcançar todos os pés de pepino, a água leva quase dez horas. É tanto tempo, que o produtor não faz nem ideia do volume de água que gasta em um único dia de irrigação.
César Honorio da Silva, engenheiro agrónomo ...), explica que este é um dos sistemas de irrigação que mais desperdiçam água. A cada cem litros que passam por um sulco, apenas 40 ficam disponi veis para a planta. "Parte da água infiltra, parte da água é escorrida, então a planta às vezes não utiliza a água toda, então é preciso um volume muito grande", explica.
Deusvaldo está fazendo as contas para investir em outro sistema de irrigação: o gotejamento.
a) A irrigação dos campos agricolas é a atividade que mais consome água no mundo, e isso se deve em grande parte ao desperdicio No caso relatado na notícia, o que explica esse desperdicio?
b) O produtor rural Deusvaldo está pensando em aplicar outro sistema de irrigação. Que sistema é esse e que vantagem ele apresenta?
c) Quais danos a irrigação mal planejada ou mal executada pode pro vocar aos recursos hídricos, como rios e mares? Cite um exemplo apresentado na Unidade.
Respostas
A) No caso relatado, o desperdício se dá por conta do grande volume de água utilizado para irrigar as plantas, que nem sempre é completamente utilizado, por diversos acontecimentos: como o escorrer da água, a infiltração, etc.
B) É o sistema de gotejamento, e a maior vantagem que este apresenta é a diminuição do desperdício de água, e a menor quantia utilizada, além de outros benefícios, como a possibilidade de fertilizar o solo juntamente com a irrigação. Ou seja: além de economizar água, se economiza dinheiro.
C) Pode acabar resultando em um enorme desperdício de água potável, e leva até a seca! No trecho retirado, onde se afirma que a água que Deusvaldo utiliza provém de uma nascente, este cenário se torna bem possível. Além de que não se pode controla quanto volume de água se gasta em um único dia de irrigação.