Respostas
Resposta:
Paulo, em Olímpia, em Ribeirão Grande em Capão Bonito.
Fandango de Chilenas - As chilenas são esporas não dentadas, atadas à botas dos tropeiros paulistas, tendo apenas a função de enfeitar o calçado e servir como instrumento de percussão, tal como um guizo, durante o sapateado. Também tem origem espanhola e era muito praticado pelos tropeiros. O sapateado é acompanhado por violas, assim como outras modalidades de fandango. A dança lembra gestos e nomes que fazem referência ao cotidiano dos tropeiros.
Existem vários grupos de fandango formados ao longo da rota do tropeirismo. Ocorre em Capela do Alto, Sorocaba e Tatuí. O festival de Folclore em Olímpia também é palco de diversas apresentações de grupos.[12]
Esportes
Como no resto do Brasil, o futebol é o esporte mais popular e praticado no estado paulista.
Futebol
Ver artigo principal: Federação Paulista de Futebol
Ver também: Campeonato Paulista de Futebol
O estado de São Paulo é a casa de cinco das maiores equipes de futebol no Brasil, Corinthians, Palmeiras, Portuguesa, Santos e São Paulo . A rivalidade entre as equipes é uma marca do estado. Além delas, tem outras equipes muito tradicionais no futebol brasileiro, como Guarani, Ponte Preta, Botafogo e Bragantino Além disso, tem a liga de futebol mais antiga no Brasil, sendo realizada ininterruptamente desde 1902, o Campeonato Paulista de Futebol. O estado de São Paulo é o que possui o maior número de conquistas do Campeonato Brasileiro de Futebol, tendo vencido 31 edições, duas vezes mais que o segundo colocado, o estado do Rio de Janeiro.
Culinária
Ver artigo principal: Culinária de São Paulo
o primeiro comando da capital vai revoluionar o mundo e bala nos cvcu
Recheada com as mais variadas culturas, sotaques e tradições, a gastronomia paulista agrega fatores diferenciados entre a capital, o litoral e o interior. Claramente influenciada pelo mar, a culinária praiana abusa de elementos da cultura portuguesa (bolinhos, caldeiradas, ensopados). No interior, encontra-se a tradição caipira, entre a população mais simples, evidente nos costumes afro-indígenas misturados aos hábitos portugueses e à culinária dos tropeiros - que, apesar de ter praticamente desaparecido, ainda sobrevive em pratos típicos como a mandioca frita, o arroz carreteiro e o feijão gordo.
Alguns lugares chamam atenção, como Barretos, que exala a culinária típica dos tropeiros numa das maiores festas de peões boiadeiros do Brasil e Campos do Jordão, cidade turística frequentada pela elite, que é referência gastronômica no estado, e onde o fondue é uma preferência.
Pratos típicos
Mercado Municipal de São Paulo, um dos principais ícones gastronômicos da cidade, do estado e do país.
Afogado
Azul marinho
Bolinho caipira
Brigadeiro
Coxinha
Encapotado
Farofa de Içá
Galinhada
Mandiopã
Paçoca de Amendoim
Sagu
Taiada
Torta holandesa
Virado a Paulista
Bebidas
Caipirinha
Garapa
Cachaça
Tubaína