• Matéria: Direito
  • Autor: leoliberatocosta
  • Perguntado 3 anos atrás

Diretor de um estabelecimento financeiro legalmente impedido de contrair empréstimo junto à instituição financeira que dirige, concretiza a operação. No caso, não é devido o imposto sobre a operação de crédito ou incide a tributação, malgrado a conduta criminalmente típica? Justificar a opção que adotar a luz dos arts. 3º e 118, do Código do Tributário Nacional e indicar o entendimento do Supremo Tribunal Federal e do Superior Tribunal de Justiça acerca do tema.


cxvcsgds: Caro Aluno, tudo bem?

A S.A pode te ajudar com o seu trabalho acadêmico, trabalho de conclusão de curso, nivelamento, cursos complementares, estágio supervisionado, desafio nota máxima, dentre outras atividades.

Como? (65) 99206 55 42

Respostas

respondido por: jeffinguireis18
0

Resposta: No caso, incide a tributação, tendo em vista que o empréstimo contraído é o fato gerador do tributo, segundo o que dipõe o Art, 118 do CTN. O STJ entende que exonerar tributarimente os resultados econômicos de fato criminoso, viola tanto o princípio da moralidade quanto o princípio da isonomia fiscal. O STJ, entende que deve haver a tributação de atividades com objetos e efeitos ilícitos desde que haja relevância econômica e exista a tipificação na norma jurídica tributária

Explicação:

Perguntas similares