• Matéria: Português
  • Autor: rafael02827
  • Perguntado 2 anos atrás



é comum que sejam trabalhados o tipo textual narração, seguido do tipo descrição e
dissertativo, além de serem trabalhados a Resenha e a Redação enquanto gêneros textuais. Com
base nisso, enumere e descreva os 05 tipos textuais e diga por qual motivo você acredita que
geralmente apenas 03 deles são trabalhados na educação básica.

Respostas

respondido por: espiritocaligrafico
0

Os tipos textuais são expositivo, descritivo, dissertativo, injuntivo e narrativo.

Características dos 05 tipos textuais

  • Tipo textual narrativo: são relatos, em 1ª ou 3ª pessoa, de fatos reais (como o livro Depois Daquela Viagem, da brasileira Valéria Piassa Polizzi) ou de fatos fictícios (como o livro O Auto da Compadecida, do brasileiro Ariano Suassuna), com variedade de personagens em determinado espaço e tempo, e com conflitos, que produzirão a apresentação na introdução, o desenvolvimento do enredo em direção ao clímax, chegando ao desfecho do encerramento.
  • Tipo textual descritivo: descreve ou explica algo em detalhes, podendo ser o objeto de descrição um sentimento, alguém, algum lugar, algo que exista ou não, e há duas linhas descritivas. A descrição subjetiva, quando o abstrato é sentido por algum personagem; ou a descrição objetiva quando prevalece a linguagem jornalística, na descrição de características concretas.
  • Tipo textual dissertativo: esse tipo de texto trará opinião e argumentação de quem o elaborou a obra. Introduzirá uma tese antes de desenvolver uma antítese em contraste. Para isso apresentará informações como estatísticas e dados exemplificando o tema, e se concluirá quando houver o desfecho das ideias. É usado em muitos gêneros de trabalhos acadêmicos, como a Redação exigida no Enem e em vestibulares.
  • Tipo textual expositivo: informa um tema ou complementa a informação de um tema, com o uso da definição, descrição, informação, enumeração e/ou comparação. Esse tipo de texto pode tanto ser expositivo-argumentativo, quando tem intenção de defender uma ideia (como a mostra de um trabalho científico), quanto expositivo-informativo, ao ter intenção de apenas informar (como informativos ou folhetos turísticos).
  • Tipo textual injuntivo: expõe ou apresenta do modo mais simples e compreensível possível, usando de estratégias como a estrutura sequencial para permitir que o leitor interprete para que possa realizar o que esse texto propõe (receita ou manual de instruções).

Tipos textuais em sala de aula

  • Escrita narrativa: essa literatura, por vezes adaptada para filmes, permite o exercício tanto da leitura quanto da criatividade na criação de seus próprios textos.
  • Escrita descritiva: a descrição permite imaginar com fidelidade (na descrição-objetiva). Ao ser ser lido sobre como o sentimento é, como está sendo sentido, ou como um ser ou um lugar é. É possível, portanto, que seu estudo ajude a relatar em detalhes tanto algo que tenham vivenciado e emoções que sintam, e quanto ao futuro que se almeja.
  • Escrita dissertativa: por ser argumentativo e opinativo levanta discussões possíveis de serem mediadas, exercitando tanto a escuta quanto a assertividade.
  • Escrita expositiva: assim como ocorre na escrita dissertativa, o mesmo desenvolvimento é possível com o texto expositivo-argumentativo, gerando debates sobre o tema e reflexão sobre a intencionalidade dos textos. Enquanto isso, no texto expositivo-informativo, é possível observar os dados presentes e também observar o tema antes de escrever este, inserindo esses dados.
  • Escrita injuntiva: ensina a interpretação de manuais de instruções, como o preparo de um prato ou o uso de um eletrodoméstico, bem como a considerar as dificuldades, que o leitor possa ter, ao criar as próprias instruções que outra pessoa usará.

Saiba mais sobre Tipos Textuais e Gêneros Textuais em https://brainly.com.br/tarefa/20529508

#SPJ9

Perguntas similares