O tamanho de semente de uma planta é uma característica poligênica. Um agricultor cruza duas variedades puras da planta e mede o tamanho das sementes na prole F1. Ele então faz um retrocruzamento das plantas F1 com uma das variedades parentais e mede o tamanho da semente da prole retrocruzada. Ele observa que o tamanho da semente na prole intercruzada tem uma variância maior que o tamanho da semente na prole F1. Explique por que a prole retrocruzada é mais variável.
Respostas
Considerando o padrão de herança poligenica, a prole F1 e as seguintes apresentarão características distantes das dos parentais devido a presença de vários genes e alelos interagindo e criando o fenótipo.
Poligenia ou Herança quantitativa
A poligenia é uma herança genética com efeitos quantitativos. A presença de um gene determina a característica do fenótipo, enquanto sua poligenia determina a sua quantidade. A maior variação gênica e fenotípica na prole é uma característica desse tipo de herança, onde a prole se distância das características dos parentais, mas a medida que se realizam retrocuzamentos, essas características chegam num ponto comum. Fenótipos intermediários tendem a ser mais frequentes nessa tipo de herança.
A herança poligenica pode ocorrer de quatro formas:
- Aditiva: Quando cada alelo contribui somando a característica presente. Como é o caso da semente da planta e da produção de melanina humana, que se reflete na cor da pele. A medida que o genótipo possui alelos dominantes do conjunto de genes que contribui para esse fenótipo, a pele tende a ser mais escura.
- Dominante: Quando alelos apresentam relação de heterogenia, e a característica do alelo dominante é a que reflete no fenótipo. Nessa manifestação da herança, podemos observar o exemplo da coloração dos olhos humanos, onde o alelo para olhos castanhos é dominante, assim como o alelo para olhos verdes; Já o alelo para olhos azuis é recessivo.
- Epistática: Quando um gene é influenciado por outro alelo de outro gene, geralmente ocorrendo a inibição das características do primeiro. Pode ser do tipo recessiva, como o que acontece na cor do pelo dos cães da raça Labrador. Há os genes para a manifestação da cor preta e da cor chocolate, além dos genes responsáveis pela fixação dessas cores, que quando em homozigose, deixam o pelo amarelo. Esses genes de fixação se sobrepõem a expressão dos genes para as cores pretas e chocolate.
Para melhorar mais seu entendimento sobre poligenia, acesse esse link: https://brainly.com.br/tarefa/543203
#SPJ9
88**9**93**76**82**55**,.,.,,,,.,.,.,.,.,