1. dê conceito a indústria 2. cite as principais características das tres revolução industrial 3. quais os tipos de indústrias 4. como é a industrialização nos países desenvolvidos 5. diferencie a taxa de natalidade e mortalidade 6. qual importância do IDH? 7. oque é crescimento vegetativo
Respostas
Explicação:
1 – As indústrias são locais de transformação de qualquer matéria-prima em objetos prontos para o consumo. Elas se instalam em lugares que oferecem mão de obra, matéria-prima, energia, transportes e mercado consumidor, para que haja a comercialização do que é produzido por elas.
2 – primeira revolução industrial: substituição da manufatura pela maquinofatura. Surgiram as indústrias, desenvolvendo-se especialmente a indústria têxtil cuja produtividade aumentou devido à inserção das máquinas de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor.
segunda revolução industrial: período de grandes invenções que revolucionaram a medicina, a eletricidade, os meios de transporte, as guerras; surgimento dos Estados Unidos como grande potência econômica mundial; migração da população das áreas rurais para os centros urbanos; utilização dos motores à combustão (uso do petróleo como combustível)
terceira revolução industrial: uso da eletrônica e da informática para modernizar a indústria. Começaram a surgir nesse período avanços em diversas áreas da tecnologia, como na robótica, biotecnologia, estudos genéticos, entre outros.
4 – Em relação à economia, os países desenvolvidos apresentam um grau de industrialização bastante elevado, com predomínio dos setores industriais terciário (atividades do comércio) e quartenário (serviços baseados no conhecimento e compartilhamento de informação).
5 – Taxa de natalidade: Número de nascimentos a cada mil habitantes.
Taxa de mortalidade: Número de mortes a cada mil habitantes.
6 – O IDH é considerado de extrema relevância por mensurar o nível de desenvolvimento das nações em questões básicas como educação, saúde e renda.
7 – Corresponde ao cálculo da diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade de um determinado território. Juntamente do índice migratório, essa taxa determinará o nível de crescimento demográfico de uma região.