• Matéria: História
  • Autor: FilipeMunir7569
  • Perguntado 2 anos atrás

"socialmente, o coronel exerce uma série de funções que o fazem temido e obedecido. (...) Aos agregados, ele dispensa favores, dá-lhes terras, tira- os de cadeia e ajuda-os, quando doentes; em compensação, exige fidelidade, serviços, permanência infinita nas suas terras, participação nos grupos armados etc... Aos familiares e amigos, ele distribui empregos públicos, empresta dinheiro, obtém crédito, protege-os das autoridades policiais e jurídicas, etc..." (CARONE. A República Velha. ) Analisando o texto e considerando o fenômeno político característico da primeira república no Brasil, conclui-se que o coronel:

a) constitui, através do exercício de um poder político local ilimitado, o suporte das oligarquias que controlavam a política estadual.

b) representou uma economia agroexportadora nordestina, na qual os subsídios do governo federal beneficiavam os trabalhadores rurais do sertão.

c) foi o sustentáculo de todas as intervenções realizadas pelo Exército na história republicana brasileira desde a ascensão e a deposição de Vargas até o golpe militar de 1964.

d) era o fazendeiro cujo poder local cresceu tanto que o governo republicano decidiu criar a Guarda Nacional para combater esse poder paralelo.

e) foi o responsável pela reorganização política dos anos 1930 do século XX, com objetivo de aumentar o controle sobre a terra agricultável,​

Respostas

respondido por: alexpessanhacastro
0

Resposta:

Explicação:

Perguntas similares