• Matéria: Física
  • Autor: julianunes18112006ho
  • Perguntado 3 anos atrás

Explique os principais termos utilizados na termologia, por meio de definições e/ou fórmulas.

Temperatura:
Calor:
Escalas termométricas (conversão):
Dilatação:
Linear:
Superficial:
Volumétrica:
Condução:
Convecção:
Irradiação:
Calor específico:
Calor sensível:
Calor latente:​

Respostas

respondido por: jorjao021
2

Resposta:Temperatura:  Quando um corpo se aquece as partículas que o compõem vibram cada vez com mais intensidade: esse fenômeno denomina-se temperatura.

Calor:  Para a termologia, o calor é energia térmica fluindo de um corpo para o outro, ou de uma região para a outra, em um mesmo objeto

Escalas termométricas (conversão):  Basta somar 273 ao valor atribuído na escala Celsius e obterá o resultado em Kelvin. No modo inverso, basta subtrair 273 da escala em Kelvin e poderá obter o valor em graus Celsius. TK = TC + 273, onde TK é temperatura em Kelvin e TC é temperatura em graus Celsius.

Dilatação:  Quando a temperatura de um material se eleva, o grau de agitação de suas moléculas cresce e elas se afastam. Se as partículas que constituem um corpo estão mais afastadas, então esse corpo ocupa um espaço maior. Isso é o que chamamos dilatação térmica.

Dilatação Linear: Dilatação térmica linear é um fenômeno em que um corpo de formato alongado sofre um aumento em seu comprimento por conta de um aumento de temperatura.

Dilatação Superficial:  Quando submetemos um corpo sólido de espessura desprezível a uma variação de temperatura, ocorre uma dilatação ou contração superficial – o corpo sofre variação significativa em sua área. É o que ocorre, por exemplo, com chapas de metal, de cimento ou de vidro.

Dilatação Volumétrica: Dilatação Volumétrica é o aumento de um corpo submetido a aquecimento térmico que ocorre em três dimensões - altura, comprimento e largura. Quando aquecidos, os átomos que constituem os corpos se agitam, de modo que aumentam o espaço ocupado entre eles e, assim, os corpo se dilatam, ou incham.

Condução: Condução Térmica: A energia calorífica é transmitida por meio de corpos sólidos que aquecem, seja pelo calor do fogo, ou pelo contato com outro mais quente. Assim, quando aquecemos um corpo sólido, a energia cinética aumenta e consequentemente, a agitação das moléculas.

Convecção: Convecção é um dos processos de transferência de calor que ocorre por meio da movimentação interna de fluidos, como a água ou o ar atmosférico, graças ao empuxo atmosférico.

Irradiação: Irradiação Térmica: por meio das ondas eletromagnéticas ou ondas de calor de um corpo ocorre a transferência de energia térmica. Nesse caso, as partículas elétricas de um objeto aumentam, da mesma forma que sua energia cinética.

Calor específico: O calor específico é definido como a quantidade de energia necessária para que 1 g de uma substância sofra aumento ou diminuição de temperatura de 1°C. O calor específico é a quantidade de calor que deve ser fornecida para que 1 g de substância tenha a sua temperatura elevada em 1°C.

Calor sensível:  Calor sensível diz respeito à forma de calor que produz uma mudança na temperatura de um corpo. Absorvemos calor sensível quando estamos próximos de uma fogueira com carvão em brasa. Calor sensível é a quantidade de calor que é transferida entre os corpos, produzindo, assim, uma variação em sua temperatura.

Calor latente:  Calor latente é a mudança de estado físico de uma substância quando há troca de calor, em um processo de fornecimento de energia para um corpo. Na Termologia, calor latente também é chamado de calor de transformação. O calor latente é definido, também, como a relação da quantidade de calor por massa

Explicação:

Perguntas similares