5- No processo de clonagem foi utilizada uma célula inteira da pele do Coelho X, uma célula reprodutiva (óvulo) sem o núcleo da Coelha H, o qual foi implantado no útero da Coelha Y para o desenvolvimento do embrião. O clone formado será de qual animal? Explique.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Achei um pouco confuso o enunciado, mas explicarei como entendi.
Esse caso, se remete à Clonagem Reprodutiva. Sendo assim, seu objetivo é de realizar a "cópia" (duplicata) de um indivíduo existente.
Para isso ocorrer, aplica-se a técnica de Transferência Nuclear (TN), que irá remover o núcleo de um óvulo e promover a substituição por um outro núcleo de outra célula somática.
Feito isso, após um período de cinco dias, irá ocorrer a diferenciação celular e o embrião agora terá entre 200 e 250, formando um cisto, denominado blastocisto.
É nessa etapa que irá ocorrer a implantação do embrião na cavidade uterina. O blastocisto terá células em dois grupos: camada interna que dará origem aos tecidos do feto e camada externa (trofoectoderma), que irá formar a placenta e o saco amniótico.
Sendo assim, após o período gestacional irá surgir um novo indivíduo, com o patrimônio genético idêntico ao do doador da célula somática.
No seu caso em específico:
Coelha Y - recebeu a implantação, sendo a geradora.
Coelha H - foi a que teve o núcleo removido.
Coelho X - foi o que doou a célula somática.
Sendo assim, o Coelho X será o animal clonado.
Espero ter ajudado.
Bons estudos.