Respostas
Resposta:um dos mais importantes impérios do mundo antigo, a Roma Antiga passou por diferentes formas de governo até a sua queda.
Roma Antiga é a denominação dada a uma civilização que surgiu de uma pequena aldeia fundada na península Itálica no século VIII a.C. e transformou-se em um dos maiores e mais poderosos impérios do mundo antigo.
Com sede onde atualmente está localizada a Itália, o Império Romano conquistou terras e povos, espalhando a sua influência para além da Europa Ocidental. Em seus séculos de existência, a civilização romana conheceu três formas de governo: Monarquia (de 753 a.C. a 509 a.C.), República (de 509 a.C. a 27 a.C.) e Império (de 27 a.C. a 476 d.C.).
A Monarquia é o período da Roma Antiga caracterizado pelas lendas, inclusive em relação à própria fundação da cidade. Reza a lenda que os gêmeos Rômulo e Remo – descendentes de Enéias, abandonados no rio Tibre e amamentados por uma loba – fundaram a cidade de Roma no ano de 753 a.C.
Já de acordo com a História, Roma provavelmente teria surgido como uma fortificação militar para defesa contra os povos etruscos, por volta do século VIII a.C. Os guerreiros da Etrúria, região ao norte de Roma, atacaram a cidade pouco antes de 600 a.C. e dominaram-na até cerca de 509 a.C., quando os romanos expulsaram o último rei etrusco da cidade. Conta-se que houve sete reis em Roma e, com a expulsão do último, inicia-se o período da República na cidade.
No período da Monarquia, a base da economia estava na agricultura e no pastoreio. A estrutura social era formada pelos seguintes segmentos: os patrícios, que eram os grandes proprietários; os clientes, que eram protegidos dos patrícios; e os plebeus, que ocupavam a base da sociedade.
A República
A expressão República Romana é utilizada por convenção para definir o Estado romano e suas províncias desde 509 a.C. (fim do Reino de Roma) até 27 a.C. (estabelecimento do Império Romano).
Os cônsules eram os governantes romanos mais importantes e eram indicados por assembleias de cidadãos adultos romanos do sexo masculino e que, no início, só podiam ser escolhidos entre os patrícios.
A principal instituição da República Romana era o Senado, responsável pela condução das políticas interna e externas e que era formado por patrícios. Os membros do Senado, denominados senadores, também eram patrícios e se reuniam em um prédio público conhecido como Fórum.
Explicação: