Leia o trecho abaixo e depois faça o que se pede: Tu agora vais bem, não? dizia-lhe ultimamente o Gustavo C..., advogado e familiar da casa. Agora vou, mentiu o Honório. A verdade é que ia mal. Poucas causas, de pequena monta, e constituintes remissos; por desgraça perdera ultimamente um processo, em que fundara grandes esperanças. Não só recebeu pouco, mas até parece que ele lhe tirou alguma cousa à reputação juridica; em todo caso, andavam mofinas nos jornais. Agora responda, de acordo com o trecho acima: 1) Para quem Honório mentiu? Qual terá sido o motivo da mentira? 2) O último parágrafo desta parte revela a atuação profissional de Honório. Como está seu desempenho? Por qué? 3) No final do último parágrafo desta parte aparece o trecho "andavam mofinas nos jornais". De acordo com os dicionários, "mofinas" pode significar "difamando". Quem estava sendo difamado nos jornais e por que motivo? 4) Observe o trecho: "mas até parece que ele lhe tirou alguma cousa à reputação juridica". Assinale a alternativa correta: o termo destacado ("ele") refere-se a: a) ( ) Honório b) () à causa que Honório perdeu c) () Gustavo C... Parte 4 Leia o trecho abaixo e depois faça o que se pede: D. Amélia não sabia nada; ele não contava nada à mulher, bons ou maus negócios. Não contava nada a ninguém. Fingia-se tão alegre como se nadasse em um mar de prosperidades. Quando o Gustavo, que la todas as noites à casa dele, dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três e quatro; e depois ia ouvir os trechos de música alema, que D. Amélia tocava muito bem ao piano, e que o Gustavo escutava com indizivel prazer, ou jogavam cartas, ou simplesmente falavam de politica. Agora responda, de acordo com o trecho acima: 1) Quem é D. Amélia? 2) Que habilidade tinha D. Amélia? E quem tinha admiração por essa habilidade dela? Justifique sua resposta. 3) De acordo com dicionários, "pilhéria" pode significar: algo que se diz com a intenção de causar humor, graça, ou, até mesmo, bobagem. Sabendo disso, quem dizia mais pilhérias e a quem? Justifique sua resposta. 4) Como era a relação dos dois homens retratados até aqui? Justifique.
Respostas
1) O Honório mentiu para o amigo, porque sentia sua reputação jurídica roubada.
2) O Honório tinha desempenho ruim no trabalho.
3) Os jornais difamavam os advogados porque esses profissionais eram vistos como aproveitadores.
4) A alternativa correta é b) à causa que Honório perdeu.
Parte 4
1) A D. Amélia é a mulher de Honório.
2) A habilidade da D. Amélia é tocar piano, e Gustavo apreciava essa habilidade, conforme no trecho "[...] e depois ia ouvir os trechos de música alemã, que D. Amélia tocava muito bem ao piano, e que o Gustavo escutava com indizível prazer [...]".
3) O Honório dizia mais pilhérias para Gustavo, como narrado no início do último parágrafo em "Quando o Gustavo, que ia todas as noites à casa dele, dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três e quatro [...]"
4) A relação dos dois homens é amigável pois "[...] Quando o Gustavo, que ia todas as noites à casa dele, dizia uma ou duas pilhérias, ele respondia com três e quatro; [...] ou jogavam cartas, ou simplesmente falavam de politica."
O trabalho do personagem Honório
1) Honório mentiu para Gustavo, como no trecho "A verdade é que ia mal.", porque sentia roubada a sua importância profissional, como está no trecho "Não só recebeu pouco, mas até parece que ele lhe tirou alguma cousa à reputação jurídica".
2) No trabalho é mostrado que o desempenho está ruim devido às poucas causas de pouco valor, além de ter perdido o último processo, no qual nutria esperanças de ser bem sucedido.
3) Os advogados estavam sendo difamados porque têm a fama tanto de tirarem vantagem quanto de serem ricos, e devido a isso são mal vistos e chamados de aproveitadores.
4) O pronome ELE refere-se ao processo, ou seja, à causa que Honório perdeu.
A casa do personagem Honório
A D. Amélia é a mulher do personagem principal, que tem sua habilidade de pianista reconhecida e apreciada pelo amigo do casal, Gustavo C., em especial quando toca música alemã.
O Honório troca pilhérias com o Gustavo, quando este lhe visita, mas sempre diz mais delas do que o amigo.
A relação dos dois homens é amigável, e costumam jogar e discutir temas administrativos do país.
Saiba mais sobre A Carteira, de Machado de Assis em: brainly.com.br/tarefa/44158966
#SPJ1