Respostas
A construção de uma redação a respeito dos desafios para a legitimação do papel social do funk no Brasil deve considerar, além dos aspectos estruturais de uma redação, questões relacionadas a constante criminalização do ritmo musical e sua associação à pobreza e à marginalidade.
Qual o papel social do funk no Brasil?
O funk é um dos principais ritmos musicais do Brasil e é também, sem dúvidas, o que traz mais reconhecimento internacional na atualidade. O surgimento do funk está associado às comunidades e aos morros do Rio de Janeiro, revelando o modo de vida e os problemas sociais das comunidades.
O papel social do funk é, portanto, retratar o cotidiano das comunidades, seus costumes e modos de vida, além de denunciar opressões e os problemas sociais existentes nas comunidades. É por esse motivo também que o funk é alvo de tanta estigmatização, sendo frequentemente associado à marginalidade, à vulgaridade e à criminalidade.
Sendo assim, para que haja a efetivação do papel social do funk, é necessário primeiramente a superação dos preconceitos e da criminalização do ritmo que ocorre na mente de muitos indivíduos, para que seja possível interpretar e entender o funk a partir de sua posição original, como manifestação cultural e crítica.
Entenda mais sobre o funk brasileiro aqui: https://brainly.com.br/tarefa/36671210
#SPJ1