A empatia é um atributo fundamental para que se estabeleça rica e verdadeira relação interpessoal. Demonstrar sensibilidade e dar atenção ao outro, vale para as relações sociais e profissionais. Por isso, para o exercício da liderança, ou melhor, para ser um bom líder (de qualquer nível ou em qualquer circunstância), ter empatia é essencial1. Leia atentamente a seguinte situação: O presidente de uma grande locadora de veículos no Brasil é um líder com elevada inteligência emocional. Sendo um dos fundadores da empresa, é considerado muito carismático e mantém relações sólidas com funcionários e grandes clientes da empresa. De acordo com um conselheiro da empresa, o executivo "é um vendedor excepcional, um showman", sendo capaz de compreender o comportamento das pessoas e utilizar sua extroversão e habilidade comunicativa para melhor se relacionar com seus interlocutores2. Baseando no conceito do texto e nos conteúdos apreendidos na Unidade 2, responda: 1) O presidente da empresa é um líder empático? Apresente 02 (dois) argumentos que sustentem sua resposta. 2) Qual a importância da empatia no contexto organizacional? Referências 1Tanaka, M. K. O que é empatia? 16/07/2018. Blog O Bem Viver. Disponível em https://obemviver. Blog. Br/2018/07/16/o-que-e-empatia-excelente-artigo-de-daniel-goleman/ Acesso em 22/04/2019. 2Robbins, S. Fundamentos do Comportamento Organizacional: teoria e prática no contexto brasileiro. 14 ed. São Paulo: Pearson, 2010 (adaptado)
Respostas
1. Um presidente de empresa pode ser considerado um líder empático. Isso pode ser visto a partir do seguinte argumento.
- Use suas habilidades de comunicação para se envolver com os outros.
- Compreender o comportamento de cada funcionário.
2) A empatia é a chave para entender os desejos e necessidades de cada funcionário. Na realidade, um líder empático é alguém que consegue se colocar no lugar de cada funcionário e entender os desafios e medos que existem no ambiente de negócios.
Liderança empática
A liderança empática pode ser uma das escolhas para os líderes exercerem suas funções de liderança. A empatia é entendida como uma capacidade de compreender as necessidades dos outros, o que significa compreender corretamente os sentimentos e pensamentos dos outros. Quando se trata de entender as necessidades, sentimentos e pensamentos de outras pessoas, isso não significa que concordamos com eles, mas mostramos disposição para respeitá-los e compreendê-los. A empatia será capaz de promover o comportamento pró-social e o comportamento de ajudar os outros.
Ao compreender esse princípio básico da empatia, quando associado à capacidade de direcionar e influenciar os outros, um líder empático será capaz de direcionar os outros com base na compreensão do que seus subordinados sentem e pensam.
Para saber mais sobre empática, acesse: brainly.com.br/tarefa/21615402
#SPJ4