oque e pronome pessoal do caso reto , oblico possesivo e de tratamento??
Respostas
Explicação:
Pronome pessoal do caso reto
Pronomes pessoais do caso reto são palavras que indicam o tipo de relação existente entre o emissor e a pessoa do discurso. Dessa forma, o ato comunicativo envolve basicamente três pessoas do discurso: 1ª, 2ª e 3ª.São pronomes pessoais do caso reto os pronomes que funcionam como sujeito e como predicativo do sujeito.
Pronome Oblíquos
Os pronomes pessoais oblíquos são aqueles que se referem às pessoas do discurso quando exercem função de complemento da oração, assumindo comumente função de:
→ objeto direto,
→ objeto indireto.
Portanto, pronomes pessoais oblíquos não exercem função de sujeito, fator que os diferencia dos pronomes pessoais do caso reto.
Pronome Possesivo
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa
Pronome de tratamento
Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais.
Você (v.) é um pronome de tratamento que é, todavia, utilizado em situações informais.
O pronome oblíquo é aquele que substitui ou qualifica um nome (o, a, os, as, lo, la, los, las, no, na, nos, nas)
Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo. Alguns exemplos meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa.