• Matéria: Português
  • Autor: victoreduardo35078
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o poema de Manuel Bandeira, nele podemos perceber o desapontamento do eu poético ao ver as significativas que sua terra natal sofrera. Imagine que você tenha, assim como Bandeira, saído ainda adolescente de sua terra natal, local onde nascera e crescera, quando na fase adulta retorna ao local e percebe que tudo mudou: as pessoas, as ruas, os lugares aonde ia(...). Produza um poema demonstrando esse seu sentimento diante da situação imaginada. Não esqueça de utilizar a produção em versos. Poderá construir rimas como vimos anteriormente. Poema: Minha terra Saí menino de minha terra. Passei trinta anos longe dela. De vez em quando me diziam: Sua terra está completamente mudada, Tem avenidas, arranha- céus... É hoje uma bonita cidade! Meu coração ficava pequenino. Revi afinal o meu Recife. Está de fato completamente mudado. Tem avenidas, arranha-céus. É hoje uma bonita cidade. Diabo leve quem pôs bonita a minha terra! Manuel Bandeira & Fore کرتے Te​

Respostas

respondido por: erickm5
0

É possível basear-se em elementos evidentes do próprio poema de Manuel Bandeira para produzir um poema original. Entre estes elementos estão, por exemplo, as figuras de linguagem da anáfora e da ironia.

Contextualizando a construção do poema da Manuel Bandeira

O sentido do poema baseia-se na figura de linguagem da anáfora, portanto, na repetição enfática de que a cidade natal do eu-lírico está "bonita".

A figura da linguagem da ironia complementa e subverte o sentido do poema, no verso "Diabo leve quem pôs bonita a minha terra!", dando a entender que as boas lembranças que o eu-lírico guardava de sua terra ocorreram quando ela ainda era "feia".

Saiba mais sobre Manuel Bandeira em https://brainly.com.br/tarefa/52771830

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares