• Matéria: ENEM
  • Autor: paulobuscarreira
  • Perguntado 3 anos atrás

Uma das chaves do sucesso japonês está justamente na ênfase dada ao ‘fator humano’. Valendo-se da contribuição de Edward Deming, curiosamente um norte-americano, as empresas japonesas introduziram o conceito de qualidade em suas metas. Esse conceito implicava o comprometimento total dos funcionários dos mais diversos níveis com os objetivos da empresa. Elas descobriram que não bastava a qualificação técnica e que a qualidade humana do comprometimento, da iniciativa era o impulso capaz de conduzir à liderança e à competitividade. (BEKIN, 2003, p.11). Localizada em território japonês e gerenciada por japoneses, a Toyota não foge muito desses conceitos. Referência mundial em gestão, principalmente no que tange ao marketing interno e, hoje, considerada a maior montadora do mundo, a empresa sabe como construir relacionamentos fortes e motivadores com os funcionários. A fórmula apoiada em discrição, busca pela qualidade, longo relacionamento com empregados e fornecedores e crescimento meticulosamente calculado levou a Toyota à inédita liderança do mercado mundial de automóveis no fim de abril, ultrapassando a americana General Motors, que havia 73 anos ocupava o posto. Qualquer um dos 296.000 funcionários da montadora sabe exatamente quais são os princípios e os valores da empresa. Na empresa japonesa, segundo a reportagem, os diretores gastam metade do tempo analisando idéias e projetos enviados pelos funcionários. [...] O segredo do sucesso do modelo é resultado da mais pura cultura Toyota. Se algum dos operários encontra o mínimo defeito em uma peça ou no carro que está sendo montado, imediatamente puxa uma cordinha esticada ao lado da linha de produção para interromper o processo. Segundo a filosofia Toyota, é melhor parar a produção e consertar no ato um problema do que deixar a bomba estourar no final.Nas linhas de produção, as "tartarugas ninjas" da montadora japonesa não se atrasam e não faltam ao trabalho. Como os trabalhadores são altamente especializados e não podem ser substituídos do dia para a noite, a Toyota chega a premiar as fábricas cujo índice de absenteísmo é zero(BRUM, 200).

Com base no contexto descrito acima, vimos que a Toyota como outras empresas e instituições estão preocupadas com o público interno. Em função disso, têm investido e dado atenção especial para o endomarketing, que pode ser definido como:

Alternativas:

a)
Marketing que é realizado para dentro da empresa. O objetivo é a conscientização e mobilização dos setores para alinhar os funcionários, mesmo que de forma indireta, para o melhor atendimento ao cliente possível.

b)
Marketing exerce um amplo papel no contexto da responsabilidade social, contribuindo para devolver à sociedade o que lhes foi tomado.

c)
O marketing interno, como também é conhecido o endomarketing, visa fazer com que os funcionários tornem-se clientes da empresa, para que reinvistam o que lhes foi pago como salário.

d)
A empresa tem claro que seu maior poder de marketing é tão somente o mercado e seus clientes externos.

e)
A principal função da comunicação no endomarketing é apenas alimentar o RH da empresa com informações sobre as necessidades dos colaboradores


belewagner30: alguem sabe as respostas ?

Respostas

respondido por: winederrn
0

O endomarketing representa uma variação do Marketing que é direcionada para dentro da empresa. Por esse motivo, o gabarito é dado pela letra A (mais correta).

São benefícios dos investimentos em endomarketing:

  • Aumento da produtividade - tendo em vista o fato de que o colaborador aumenta o sendo de compromisso com a organização em que ele trabalha;
  • Atendimento de qualidade - o bom atendimento é resultado do trabalho com foco na valorização de cada profissional;
  • Sensação de pertencimento - já que o colaborador é informado sobre as ações gerais da organização em que trabalha.

Aprenda mais sobre o tema endomarketing em:

https://brainly.com.br/tarefa/52032508

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares