• Matéria: Biologia
  • Autor: gabbieBueno8506
  • Perguntado 2 anos atrás

O uso indiscriminado de agrotóxicos no campo pode resultar na intoxicação dos trabalhadores rurais, causar depressão e pode levar ao suicídio. É o que mostra o estudo de pesquisadores da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul que objetivou conhecer o perfil das intoxicações, com ênfase nas tentativas de suicídio, pelo uso de agrotóxicos na população rural do estado de 1992 a 2002. Estima-se que do total de 8. 697 casos de intoxicação atribuídos às tentativas de suicídio, registrados, em 2001, pelo Serviço Integrado de Informação Toxico-Farmacológica do Ministério da Saúde, 11,6% foram oriundos do uso de agrotóxicos. Nas regiões estudadas (produtoras de algodão) a média de óbitos por 100 mil habitantes provocados pelas diferentes formas de suicídio no foi superior a do estado do Mato Grosso do Sul e do Brasil como um todo. Como a produção de algodão demanda quase 80,0% de todo o inseticida comercializado no país, constata-se que o contato dos agricultores com os agrotóxicos representa fator de risco, já que a ocorrência de intoxicações agudas provocadas pela exposição aos agrotóxicos está fortemente associada à prevalência de transtornos psiquiátricos menores, sendo a depressão e a ansiedade os diagnósticos mais freqüentes, e sabe-se que os sintomas de depressão são reconhecidos como um fator prevalente nas tentativas de suicídios. Segundo os pesquisadores é provável que esta alta prevalência de tentativas de suicídio esteja relacionada com a exposição dos trabalhadores rurais aos agrotóxicos. A Organização Mundial de Saúde (OMS) prevê que em 2030 a saúde mental vai ocupar lugar de destaque no orçamento doméstico. A depressão vai ser a doença mais comum, à frente de outros problemas, como os cardiovasculares. Estima-se que no Brasil entre 10% e 20% da população sofra da doença, o que requer o consumo contínuo de substâncias por uma boa parte da vida. Não é possível prever o tempo de uso das pílulas que tornam mais leve o ritmo da vida, mas sabe-se que grande parte da população deve fazer uso contínuo do

Respostas

respondido por: mayaracassaniga
0

Podemos considerar que as pessoas que tem contato com o agrotóxico acabam tendo propensão em desenvolver quadros depressivos e consequentemente aumentando a incidência de suicido.

Logo, diante disso estudiosos referem que uma parcela da população acabam usando, de modo contínuo, medicamentos para a depressão.

Assim, as asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa plausível da I.

Portanto, o gabarito desta questão é a alternativa C.  

Indústria farmacêutica e a opressão

É notório ao ler o texto que a indústria das drogas gera uma opressão social, visto que mesmo apresentando políticas públicas para o combate das drogas e outros vícios, há ganhos exponenciais para as empresas farmacêuticas.

Logo, acaba ocorrendo um ciclo vicioso, no qual as pessoas necessitam cada vez mais de medicamentos, diante da procura exagerada as indústrias acabam aumentando seus valores, muitas vezes abusivos, gerando assim mais lucro para as empresas e pessoas cada vez mais dependentes por essas drogas.

Complemento do enunciado

[...] medicamento. No país, o faturamento com a comercialização de antidepressivos cresceu 138,5% em cinco anos. As vendas brasileiras saltaram de US$ 271,6 milhões em 2006 para US$ 647,8 milhões em 2010, segundo dados do IMS Health, instituto de pesquisa que faz a auditoria do mercado de medicamentos.

Sobre o descrito acima, avalie as afirmativas a seguir e sua relação entre elas:

I. Mesmo sem os hospitais psiquiátricos, a indústria do medicamento permanece na outra ponta da lógica do mercado, reproduzindo os mecanismos de opressão social, de geração de doença e de alienação política dentro dos próprios equipamentos de saúde distribuídos pela rede nas cidades.

PORQUE

II. Os equipamentos realizam os cuidados de saúde com os usuários coproduzidos pela indústria da droga ou pela indústria do agronegócio causadora de depressão e retroalimenta o mecanismo da produção e manutenção dos meios de opressão com a prescrição de medicamentos em excesso e a utilização de procedimentos médicos em geral.

A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

b. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

c. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

d. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

e. As asserções I e II são proposições falsas.

Entenda mais sobre os depressão aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/23323729

#SPJ4

Perguntas similares