• Matéria: Português
  • Autor: gabrieltoledoantunes
  • Perguntado 3 anos atrás

preciso de uma redaçao Tema: Os desafios para legitimar o papel social do funk no Brasil

Respostas

respondido por: vinaco74
1

Na série brasileira 'Sintonia', é apresentada a vida do personagem Doni, que com o sonho de ser MC, busca uma vida melhor através do funk. No seriado percebemos que a cultura do funk é julgada por diversos moradores da comunidade da Vila Áurea, fazendo com que os seus ouvintes sejam criminalizados. Assim como na obra cinematográfica abordada, observa-se que na atualidade brasileira a cultura do funk vem sendo cada vez mais minorizada pelas elites.

Considerado por muitos um gênero musical da classe baixa, o funk foi muito discriminado ao longo da história, e apenas recentemente foi possível ver uma aceitação do ritmo musical na sociedade de forma ampla.

No entanto, ao pesquisar sobre a história do funk no Brasil, é possível perceber que ele chegou apenas na década de 70. Com a explosão do ritmo musical, diversos jovens viram o funk como uma forma de ascensão social. Em 1995 os MCs Júnior e Leonardo, lançaram o 'Rap das Armas', iniciando o gênero musical ''Funk Proibidão''. Nas letras desse tipo de música são encontrados versos que exploram de forma aberta os temas como violência e crime nas favelas. A partir desse pensamento, surgiu o estigma ao funk que segue até hoje. O preconceito ultrapassa a barreira musical e se mostra também através do racismo, já que historicamente, o funk está associado a população negra do Brasil.

Porém, a proposta (PLC 81/2018), apresentada na Câmara dos Deputados, reconhece o funk como manifestação cultural popular. Isso significa que o funk é digno do cuidado e proteção do poder público. Portanto, o funk é a fonte de sustento de diversas famílias e pessoas, além de prover o lazer de milhões de brasileiros. Ademais, o funk é uma maneira de contar a realidade social das periferias, além de quebrar as barreiras entre as classes sociais.

Tendo isso em mente, é perceptível que o Governo deve buscar legitimar o papel social do funk no Brasil. Portanto, cabe ao Ministério da Cidadania junto ao Ministério da Educação, reconhecer a importância cultural do funk e investir na produção nacional. Outrossim, é necessário mostrar a sociedade, através de comerciais e palestras, que o funk tem um papel social importante. Através dessas ações será possível legitimar o funk diante da sociedade.

espero q tenha ajudado :)

curte a resposta aí ^^

Perguntas similares