A análise SWOT atua nas análises interna e externa, favorecendo a gestão no terceiro setor, pois essa ferramenta indica as oportunidades existentes e que nem sempre são identificadas pelas entidades. Do mesmo modo, ela indica os riscos que às circundam e que não dependem de suas ações para ocorrerem, uma vez que eles são externos e não podem ser modificados pela entidade.
Descrição da imagem não disponível
Com base na matriz SWOT evidenciada pela entidade, você deverá analisar e desenvolver, pelo menos, dois planos de ação para cada um dos pontos citados, com o objetivo de melhorar os resultados da entidade.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Padrão de resposta esperado
Forças:
A entidade já tem parceria com uma empresa, mas deve buscar outras parcerias para colocar seu novo projeto em prática.
Quanto maior o número de voluntários melhor para a entidade, então seria interessante que ela buscasse mais pessoas na sociedade, como em escolas, por exemplo, incentivando os estudantes e esclarecendo acerca da importância de ajudar o próximo (moradores em situações de desigualdade social e que estão nas ruas).
Fraquezas:
A entidade precisa, com urgência, divulgar seus trabalhos utilizando a tecnologia, por meio da qual eles serão disseminados para muitas outras empresas. Dessa forma, atingirá, também, a população em geral, atraindo aqueles com interesse em ajudar com trabalhos voluntários e com doações.
A entidade deve buscar aumentar seus recursos financeiros para colocar o novo projeto em prática, o que poderá ser realizado pela troca de e-mails, telefonemas, entre outros métodos de comunicação, a fim de aproximar empresas que tenham interesse em realizar doações monetárias e auxiliar a subsidiar os projetos.
Oportunidades:
Os gestores poderão agendar reuniões com outras ONGs para apresentarem suas ideias e, assim, adquirir novas parcerias no mercado.
Com o objetivo de tratar tais questões sociais, a entidade poderá atuar diretamente nas residências mais próximas, enviando voluntários para que esclareçam o seu trabalho, de forma a atingir pessoas que tenham interesse em ajudar de forma voluntária.
Ameaças:
Realizar campanhas virtuais para chamar a atenção de toda a comunidade, evidenciando os trabalhos já realizados pela entidade por meio de depoimentos de pessoas beneficiadas e com fotos, o que ratifica a credibilidade da entidade diante da sociedade.
Criar eventos virtuais em busca de novos voluntários, definindo as datas e o local onde as atividades serão realizadas, de forma periódica, para que a população possa ter o retorno dos trabalhos e, dessa forma, motivarem-se diante dos fatos relatados por aqueles que já foram auxiliados, os quais também são convidados para o evento, com a finalidade de contarem suas trajetórias de vida.