"A rápida glicólise anaeróbia para ressíntese de ATP pode ser considerada combustível de reserva. Ela entra em ação quando uma pessoa acelera no início do movimento ou durante as últimas centenas de metros de uma corrida de milha, ou executa esforço máximo do início ao fim durante uma corrida de 440 metros ou 100 metros de natação"
Respostas
A glicólise, de fato, consiste na quebra de glicose, a qual possibilita a respiração aeróbica, através da formação de piruvato. No entanto, a segunda assertiva, embora esteja correta, evidencia os mecanismos provenientes da ressíntese de ATP. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I.
Glicólise Anaeróbica
A glicose anaeróbica é representada como uma reação que envolve uma série de movimentos, possibilitando a ressíntese de ATP.
Evidencia a primeira reação da respiração aeróbica, formando-se lactato, para que o ADP possa ser transformado a ATP, através da enzima fosfofrutoquinase.
Além disso, o próprio aumento das concentrações intracelulares de ATP, atuam como mecanismo de feedback para que a enzima fosfofrutoquinase possa aumentar o processo de glicólise, mantendo-se elevados níveis de energia.
Complemento
I. A glicólise consiste na quebra da molécula de glicose, resultando na formação de duas moléculas de piruvato, que podem sofrer conversão a lactato. A partir desta via, ocorre a transferência da energia de ligação da glicose para reunir o fosfato ao ADP. Esta reação é regulada especialmente pela enzima fosfofrutoquinase.
PORQUE
II. O aumento nas concentrações de ATP no meio intracelular intensifica a atividade da fosfofrutoquinase, promovendo aumento na glicólise, e o aumento nas concentrações de ADP inibe a atividade da fosfofrutoquinase, reduzindo a glicólise.
Mais sobre glicólise anaeróbica: brainly.com.br/tarefa/52441309
#SPJ4