Suponha que, em um terreno coberto de capim-gordura, vivam formigas-sauvas, gafanhotos, pardais, preás (um pequeno roedor), ratos-do-campo, cobras e gaviões. Sabendo-se que as formigas cortam folhas e flores das plantas, que os gafanhotos e os preás comem as folhas e os ratos-do-campo e os pardais comem as sementes do capim, faça o que se pede.
A) REPRESENTE a possivel teia alimentar existente nesse ambiente.
B) Na teia alimentar representada no item anterior, IDENTIFIQUE o nivel trófico ocupado por cada uma das populações de seres vivos.
Respostas
As teias alimentares são o conjunto de cadeias alimentares que se entrecruzam e extrapolam as possibilidades definidas pelo conceito de cadeia alimentar.
Assim, elas refletem melhor as relações tróficas entre os produtores, consumidores e decompositores em um ecossistema.
Qual a relação entre teia alimentar e os níveis tróficos nesse ambiente?
A) As teias alimentares podem ser de dois tipos: de pastejo e de detritos. No caso do enunciado, trata-se de uma teia de pastejo, onde a base (ou a energia que sustenta a cadeia) são as plantas, que são consumidas por herbívoros e que, por sua vez, são consumidos por carnívoros.
A teia alimentar existente nesse ambiente será assim reproduzida: capim-gordura -> formigas-sauvas, gafanhotos, pardais, preás e ratos-do-campo -> cobras -> gaviões.
B) Níveis tróficos são as partes de cada processo que os organismos desempenham na cadeia alimentar.
Cada ser fica em um nível realizando determinado papel que influencia nas atividades dos seres do nível subsequente. Os níveis são: produtores, consumidores e decompositores.
- Capim-gordura: produtor
- formigas-sauvas: consumidor
- gafanhotos: pardais: consumidor
- preás: consumidor
- ratos-do-campo: consumidor
- cobras: consumidor
- gaviões: consumidor
Aprenda mais sobre teias alimentares aqui: https://brainly.com.br/tarefa/26990174
#SPJ9