O quadro epidemiológico do país aponta para a vulnerabilidade de ocorrências de epidemias, bem como um aumento das formas graves, possibilitando o risco de aumento de óbitos e da letalidade.
Desta forma, e sobre os métodos de vigilância e controle do Aedes aegypti preconizados pelo Ministério da Saúde, analise as afirmações apresentadas a seguir:
O controle mecânico do Ae. aegypti, de responsabilidade exclusiva da população, consiste na adoção de práticas de manejo ambiental capazes de impedir sua reprodução, tendo como principais atividades a proteção, a destruição ou a destinação adequada de depósitos e/ou recipientes que podem servir de criadouros.
O controle biológico consiste na utilização de predadores ou patógenos capazes de reduzir as larvas e pupas comendo-as, como no caso dos peixes, ou liberando toxinas como fazem algumas bactérias, fungos e parasitas. O uso deste método de controle é mais seguro ao meio ambiente e a animais não alvo, se comparado ao controle químico.
O Ministério da Saúde recomenda o controle químico do Ae. aegypti nas fases larvária e adulta, segundo orientações técnicas, somente com a utilização de inseticidas pré-qualificados pela Organização Mundial da Saúde para uso em água destinada ao consumo humano ou para aplicação no meio ambiente. No processo de pré-qualificação, os produtos passam por avaliações confiáveis de segurança, toxicidade ambiental e eficácia.
A adoção de diferentes intervenções que envolvem a integração de métodos químicos, não químicos e gestão ambiental para o controle de vetores, conhecida como estratégia do Manejo Integrado de Vetores, ocasiona maiores eficácia, sustentabilidade e custo-efetividade às ações executadas.
Sobre essas afirmações, está correto afirmar que:
Escolha uma opção:
a. As afirmações 3 e 4 estão corretas.
b. As afirmações 1 e 4 estão corretas.
c. As afirmações 2 e 3 estão corretas.
d. As afirmações 1 e 2 estão corretas.
Respostas
Levando em consideração o conhecimento epidemiológico nacional sobra a disseminação e os métodos de controle do mosquito Aedes aegypti, podemos concluir que a resposta correta é a opção C (afirmações 2 e 3).
Controle populacional do mosquito A. aegypti
a) Incorreta – O controle mecânico da proliferação do mosquito A. aegypt é de responsabilidade da população e do órgão público de vigilância em saúde, pois o monitoramento e acesso a certos locais depende exclusivamente do segundo.
b) Correto – O controle biológico consiste em utilizar um predador ou parasito natural do organismo alvo, com o intuito de realizar seu controle populacional. Ainda há o uso de patógenos, não nocivos aos outros animais, que infectam os mosquitos e o tornam menos susceptíveis ao vírus da dengue, como é o caso da bactéria Wolbachia sp.
c) Correto – O controle químico da fases não maduras do mosquito, como ovos e larvas, deve ser realizado com inseticidas testados pelo Programa Internacional de Segurança Química (da OMS) e com responsabilidade devido a sua exposição ao meio ambiente.
d) Incorreta – O controle do mosquito e suas diferentes fases de desenvolvimento envolvem: Controle mecânico, que visa a proteção, destruição ou destinação de criadouros, eliminando-se focos de água parada ou outros ambientes propícios para o desenvolvimento do mosquito; Controle biológico, quando se utiliza outros seres para o controle populacional do mosquito; Controle legal, consiste na criação de normas de conduta para as ações de controle da dengue; e controle químico, consiste no uso de produtos químicos para o controle populacional, especialmente de larvas.
Para saber mais sobre a dengue, acesse esse link: https://brainly.com.br/tarefa/45266647
#SPJ1
88**9**93**76**82**55**,.,.,,,,,,,,,,,,,,,,,...