Respostas
Resposta:
Explicação:
O próton é uma partícula subatômica, presente no núcleo do átomo, e de carga elétrica positiva. Sua carga elétrica real é de mesma intensidade que a da carga do elétron, aproximadamente 1,6 x 1019 C. Já a sua massa, em unidades de massa atômica, é de 1,007 u.m.a aproximadamente, o que nos dá uma massa de 1,673 x 10-27 kg. Estudos recentes informam que o próton tem um diâmetro de cerca de 0,833 fm (femtometros), o que dá 8,33 x 10-16 m.
O próton, diferentemente do elétron, não é uma partícula fundamental, ou seja, ele é formado por partículas ainda menores, que, no caso, são três quarks (dois up e um down).
Embora não se saiba ao certo quem tenha descoberto o próton, tal descoberta é atribuída ao físico neozelandês Ernest Rutherford.
Nêutrons são partículas atômicas, ou seja, fazem parte da composição dos átomos. Os nêutrons foram identificados pela primeira vez em 1932, pelo físico inglês James Chadwick (1891-1974). Esse cientista realizava experimentos com radioatividade quando constatou a presença de uma partícula que não possuía carga elétrica, ele a batizou de Nêutron (carga nula).
O nome não podia ser mais apropriado, uma vez que a falta de carga elétrica torna essa partícula neutra. Ela se faz presente no núcleo do átomo juntamente com os prótons (que possuem carga positiva). Os nêutrons possuem valores de massa próximos aos da massa de prótons.