• Matéria: História
  • Autor: daniluhalvesh8294
  • Perguntado 3 anos atrás

Joana, 47 anos, consulta o médico apresentando queixa de tristeza, estresse, dificuldade para dormir e perda de motivação para o trabalho e vida social. Informa que tem fortes dores na coluna e faz uso contínuo de analgésicos (tramadol e meperidina). Para o controle da hipertensão arterial, faz uso de hidroclorotiazida e propranolol. A paciente é diagnosticada com depressão maior e, além de encaminhá-la para psicoterapia, o médico prescreve tranilcipromina. Passadas quatro semanas, a paciente retorna e informa o médico de que não houve melhora no quadro depressivo. O profissional, então, prescreve fluoxetina, antidepressivo da classe dos inibidores seletivos da recaptação de serotonina, que está relacionada a diversas interações medicamentosas tanto por mecanismos farmacocinéticos quanto por mecanismos farmacodinâmicos. Quais interações podem estar associadas ao uso de fluoxetina na paciente?

Respostas

respondido por: kdekarmel
0

É possível afirmar que as interações podem ser tanto farmacocinéticas quanto farmacodinâmicas, pois os remédios podem apresentar uma diversidade infinita de organismo para organismo, podendo assim ocorrer até mesmo alergias ou efeitos colaterais desde o primeiro uso.

Depressão, remédios e a cura que nunca chega

Os remédios são a solução no que se diz respeito a sintomas físicos, que muitas vezes são adquiridos por fatores ambientais, sociais e experiências que muitas vezes podem assombrar a mente de muitas pessoas.

Excluindo os fatores genéticos ou degenerativos, os sintomas da questão apresentada são tratados por uma grande leva de remédios, quase formando um coquetel, que nem sempre pode ser a melhor solução.

A fluoxetina é um antidepressivo, que atua nos neurotransmissores, conhecidos como serotonina ou o ''hormônio da felicidade''. Ela serve como estimulante para a interação destes neurotransmissores, regulando o humor, o apetite e a disposição.

Porém, em muitos medicamentos que Joana tomou, é possível encontrar alguns componentes similares aos da fluoxetina, o que muito provavelmente pode ter causado um efeito contrário ao desejado ou até mesmo causado efeitos colaterais em Joana.

Remédios que atuam de forma similar ao fluoxetina são:

  • Tramadol(ou morfina) - atua nos neurotransmissores conhecidos como ''endorfinas'', que retardam as mensagens de dor recebidas pelo sistema nervoso central e provoca uma sensação de prazer e bem-estar;
  • Meperidina - atua nos receptores opioides, inibindo impulsos de sensação de dor;
  • Tranilcipromina - atua na concentração de serotonina, norepinefrina e epinefrina, fixando-os em sua própria funcionalidade, por meio da monoaminoxidase não-hidrazínico.

Remédios que atuam de forma distinta ao fluoxetina por foco no funcionamento das demais partes do organismo são:

  • Hidroclorotiazida - atua exclusivamente nos rins e na sua funcionalidade de reabsorção dos eletrólitos e diminuindo a concentração de sal;
  • Propanolol - atua como um diminuidor de débito cardíaco, de secreção de renina, e das catecolaminas nas sinapses nervosas, muito similar a um barbitúrico, pois diminui os disparos cardíacos ou aceleramentos cardíacos, e os regulam da mesma maneira.

   

Para saber mais sobre interações medicamentosas, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/24980530

#SPJ4

Perguntas similares