Respostas
Resposta:
Explicação:
Teatro é a apresentação dramatizada de pensamentos ou ideias sem palavras. O termo tem origem na palavra grega 'theatros', que significa público e também é o nome de uma das doze tribos de Atenas. Na Grécia antiga, o teatro era usado para contar histórias, dança, música e poesia. Em tempos posteriores, o teatro assumiu uma forma mais visual à medida que o drama passou da forma oral para a escrita. Desde então, o teatro se transformou em uma forma de arte com uma história de centenas de anos.
Aristóteles é considerado o pai do teatro grego. Seu conceito de drama era baseado no ethos – a qualidade que dá vida e caráter a uma obra de arte. Aristóteles acreditava que o drama deveria se concentrar em qualidades morais como injustiça, ganância, covardia e temperança. Ele também achava que o drama deveria educar o público abordando questões sociais como adultério, abuso de álcool e leis de herança. Além de redefinir o que o teatro pode apresentar, Aristóteles também influenciou vários elementos-chave do drama que ainda são usados hoje. Por exemplo: as habilidades de falar em público foram modificadas em 'encenação', ou a arte de atuar no palco. O teatro grego é considerado a primeira forma de representação teatral.
O Império Romano desenvolveu e embelezou ainda mais o drama e as artes performáticas. Eles introduziram novas formas de drama e artes performáticas, como poesia lírica, comédia e tragédias em forma de prosa - que também é conhecida como poesia épica. Os atores também se apresentavam na frente de várias multidões simultaneamente - o que levou ao conceito de 'recitações'. Os romanos também introduziram máscaras que permitiam aos jogadores falar sem serem vistos pelo público (esse conceito acabou levando a filmes mudos). Além de influenciar o teatro moderno com seus cenários e figurinos elaborados, o teatro romano também levou a vários termos importantes relacionados ao palco ainda usados hoje. Por exemplo: 'chamada de cortina' refere-se a quando um ator pede o fim de sua performance para que outros atores possam atuar no palco. Outro termo derivado do teatro romano é 'inferno' ou um acidente de palco em que um ator se machuca no palco.
Enquanto muitos acreditam que o teatro moderno se originou com o período da Renascença da Europa, alguns historiadores acreditam que o teatro moderno realmente começou durante o período da Idade das Trevas de Roma. Este período foi caracterizado por agitação política, peste, fome e guerras - que finalmente causaram o declínio do império de Roma. No entanto, essas dificuldades encorajaram a liberdade de expressão tanto na literatura quanto no teatro. Esta era foi turbulenta, mas emocionante para aqueles que a viveram, levando a um aumento nas taxas de alfabetização, pois as pessoas buscavam entretenimento fora da tradição oral. Como resultado, foi também quando as formas de teatro escritas, como as peças de Shakespeare, estrearam na Inglaterra. Embora o teatro moderno tenha percorrido um longo caminho desde a sua criação, também herdou muitos aspectos de seu predecessor romano.
O teatro percorreu um longo caminho desde sua criação, há milhares de anos. Com o tempo, evoluiu para uma forma de arte com uma história rica e inúmeras encarnações ao redor do mundo. Da primeira ideia dramática de Aristóteles às peças modernas de Shakespeare, o teatro passou por inúmeras revoluções ao longo de sua história para permanecer relevante na sociedade de hoje. Com avanços dramáticos como rádio, televisão e cinema que revolucionaram o entretenimento ao longo do último século, haverá uma razão para o público procurar apresentações teatrais ao vivo novamente?
espero ter ajudado :/