forte pressão provocada pela expansão urbana desordenada sobre os recursos naturais, principalmente os solos, tem provocado danos, muitas vezes, de difícil reparo. A grande concentração populacional em centros urbanos cada vez maiores tem dirigido a atenção de diferentes profissionais para o recurso do solo, no sentido de entender sua dinâmica para minimizar sua degradação. No entanto, a falta de conhecimento sobre as propriedades, bem como sobre a aptidão dos solos sob uso urbano tem provocado o seu mau uso, resultando em processos como compactação, erosão, deslizamentos e inundações; assim como poluição com substâncias orgânicas, inorgânicas e patógenas; aumentando os custos do desenvolvimento e afetando toda a sociedade.
Em relação ao uso do solo, pode-se afirmar que:
a.
O crescimento urbano acelerado tem provocado um excesso de superfícies impermeabilizadas, o que ocasiona a infiltração de água de chuva.
b.
O processo de compactação do solo se refere à compressão do solo não saturado, promovendo o aumento da sua densidade e a redução do seu volume, resultante da expulsão do ar dos poros do solo.
c.
Os metais pesados podem ser introduzidos no solo pela deposição resultante de chuva ácida e do movimento dos ventos.
d.
O controle de erosão em solos urbanos deve ser realizado em época chuvosa para avaliação do fluxo de água dentro do terreno.
e.
A estabilidade das encostas depende de ações governamentais.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
Explicação:
res_ B
Essa compressão dos poros do solo deixam de cumprir seu proposito, o transporte de ar e agua.
Perguntas similares
3 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
7 anos atrás