Leia o texto abaixo.
A Viúva Sobral
[...] – Vou casar.
Cesário deixou cair o queixo de assombro [...].
– Casar? repetiu ele afinal, e o Brandão respondeu-lhe com a cabeça que sim, que ia casar. [...]
Viviam juntos esses dois rapazes desde os onze anos, e mais intimamente desde os dezesseis. Contavam agora vinte e oito. [...] Tinham uma parte da vida comum, e comuns os sentimentos. Assim é que ambos faziam do casamento a mais deplorável ideia [...].
Brandão contou tudo ao amigo. Cerca de algumas semanas antes, Cesário levara-o à casa de um amigo [...]; e ali acharam [...] uma recente viúva, D. Candinha Sobral. A viúva era bonita, afável, dispondo de uns olhos que os dois concordaram em achar singulares. [...]
Saíram depois de longo tempo de conversação [...]. Cesário mal podia crer que o mesmo homem, que antipatizara com a viúva [...], quinze dias depois estivesse apaixonado ao ponto de casar. [...]
A viúva Sobral não tinha menos de vinte e sete anos nem mais de trinta; ponhamos vinte e oito.
[...] Vamos e venhamos: a viúva gostava um pouco do Brandão; não digo muito, digo um pouco, e talvez muito pouco. Não lhe parecia grande coisa, mas sempre era mais que nada. Ele fazia-lhe amiudadas visitas e olhava muito para ela; mas, como era tímido, não lhe dizia nada [...].
Um dia recebeu Cesário um convite da viúva para lá ir a uma reunião familiar: era lembrança do Brandão, que foi ter com ele e pediu-lhe instantemente que não faltasse. Cesário sacrificou o teatro nessa noite, e foi. A reunião esteve melhor do que ele esperava; divertiu-se muito. [...]
D. Candinha percebeu, em pouco tempo, que em vez de um, tinha dois adoradores. [...]
Um dia o Brandão descobriu um olhar trocado entre o amigo e a viúva. Naturalmente ficou desconsolado, mas não disse nada; esperou. Daí a dias notou mais dois olhares, e passou mal a noite, dormiu tarde e mal [...].
Naturalmente as desconfianças reviveram, e assim as explicações, e começaram os azedumes e as brigas. Uma noite, ceando os dois, de volta da casa dela, estiveram a ponto de brigar formalmente. Mais tarde separaram-se por dias [...].
Nisto apareceu no horizonte uma pequenina mancha branca; era algum navio que se aproximava com as velas abertas. Era navio e de alto bordo; – um viúvo, médico, ainda conservado, que entrou a cortejar a viúva. Chamava-se João Lopes. [...] A viúva foi passar alguns dias fora [...].
[...] Quatro meses depois casava ela com o médico. Quanto ao Brandão e o Cesário, que estavam já brigados, nunca mais se falaram [...]. O triste é que ambos começaram por não gostar da mesma mulher, como o leitor sabe, se se lembra do que leu.
ASSIS, Machado de. A Viúva Sobral. In: Domínio Público. Disponível em: . Acesso em: 2 ago. 2022. Fragmento.
Nesse texto, o desfecho acontece quando
Brandão conhece D. Candinha Sobral em visita à casa de um amigo de Cesário.
Brandão percebe que seu amigo Cesário troca olhares com D. Candinha Sobral.
D. Candinha Sobral percebe que tem dois adoradores.
D. Candinha Sobral resolver passar alguns dias fora.
D. Candinha Sobral se casa com João Lopes.
Respostas
No texto ''A viúva Sobral'' o desfecho acontece quando D. Candinha Sobral se casa com João Lopes.
Machado de Assis
Joaquim Maria Machado de Assis foi um cronista, romancista, jornalista, poeta e teatrólogo. Nasceu em 1839 e faleceu em 1908. É o fundador da cadeira de número 23 da ABL - Academia Brasileira de Letras.
Principais obras com traços românticos nos personagens
- Ressurreição
- A Mão e a Luva
- Helena e
- Iaiá Garcia
Outras obras
- Dom Casmurro
- Memórias Póstumas de Brás Cubas
- Quincas Borba
A viúva Sobral
É um conto com três capítulos e foi publicado em 1884. Conta a história de uma viúva conhecida como ''Sobral'' e a paixão que Cesário e Brandão, dois grandes amigos, nutrem por ela, sem que um saiba do outro, com certeza. Apenas desconfiam. A viúva, apesar de ser muito bonita, tinha um gênio forte e corria boatos na cidade de que ela era a responsável pela morte do primeiro marido e que não estava realmente interessada em nenhum dos dois. A história termina com a viúva se casando com um médico, quatro meses depois e os amigos terminando a amizade.
Entenda mais sobre Literatura em: https://brainly.com.br/tarefa/4213586
#SPJ1