• Matéria: Sociologia
  • Autor: laudiiurd
  • Perguntado 3 anos atrás

Leia o trecho a seguir sobre o abandono afetivo de crianças no Brasil:

“Diagnóstico avalia situação das crianças afastadas do convívio familiar no Brasil. Existem hoje 8.633 crianças de 0 a 6 anos afastadas do convívio familiar no Brasil por terem sido submetidas a maus tratos, violência doméstica, abandono ou negligência. O número representa 30% do total de crianças e adolescentes vivendo sob algum tipo de medida protetiva no país. A maior parte delas vive em abrigos (93%), enquanto apenas 7% foram acolhidas temporariamente por famílias voluntárias. Os dados são de um diagnóstico realizado pelo Ministério da Cidadania, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a Fundação Bernard van Leer. O objetivo do levantamento é ajudar o Programa Criança Feliz, implementado pelo Ministério da Cidadania, a ampliar o atendimento a essas crianças. (...) O diagnóstico, elaborado pelo PNUD, no escopo de projeto com a Fundação Bernard van Leer e sob supervisão das secretarias especiais de Atenção à Primeira Infância, de Desenvolvimento Social e de Assistência Social do Ministério da Cidadania, mostrou que existem hoje 8.633 crianças de 0 a 6 anos afastadas do convívio familiar no Brasil, o que representa 30% do total de crianças e adolescentes vivendo sob algum tipo de medida protetiva no país. O estudo indicou que a maior parte das crianças pequenas afastadas do convívio familiar está vivendo em abrigos (93%), enquanto apenas 7% foram acolhidas temporariamente por famílias voluntárias. Os principais motivos para a aplicação das medidas protetivas são negligência, abuso de álcool e outras drogas ou abandono por parte de pais e responsáveis. (..). O levantamento indicou que quase 80% do total de crianças de 0 a 6 anos afastadas do convívio familiar viviam na pobreza (40%) ou na extrema pobreza (36%)”.


Escreva um breve comentário argumentativo destacando do fragmento acima dados relevantes para a compreensão do abandono de menores no Brasil enquanto uma questão social, política, econômica, histórica e cultural.

Respostas

respondido por: moraescamilab
1

O abandono paterno é uma existência de capacidades apavorantes no Brasil, segundo o levantamento realizado pela Central Nacional de Informações do Registro Civil ou CRC, em 2020 é possível afirmar que 6,31% das 1.280.514 que nasceram crianças foram registradas apenas com o nome das mães nas certidões de nascimento.

O que e o abandono afetivo dos filhos?

O abandono afetivo ocorre nos momentos que os pais negligenciam a relação com seus filhos, sucumbindo com o afeto e com os deveres garantidos pelo art. 227 da Constituição Federal às crianças e adolescentes.

É relevante mencionar que abandono afetivo também pode ser praticado pelos filhos em relação aos pais, em casos como este é conhecido como “abandono afetivo inverso”.

Estude mais sobre abandono afetivo em: https://brainly.com.br/tarefa/25314941

#SPJ1

Anexos:
Perguntas similares