De acordo com o texto, o conceito de patrimônio cultural surge como uma forma de a) fortalecer a identidade social. B) pulverizar os valores artísticos. C) reconstruir o passado decadente. D) priorizar a subjetividade moderna. E) desestimular as inovações arquitetônicas
Respostas
O patrimônio cultural é uma forma de fortalecer a identidade social. Alternativa A.
A utilidade dos patrimônios culturais
Não há nada que delimite mais a singularidade de um povo que sua cultura, algo que o torna único e diferente diante dos mais variados povos, o fazendo, ainda, ser reconhecido por tais costumes, a exemplo do funk carioca ou do frevo pernambuco, ritmos que quando vistos remetem imediatamente ao povo que os vivencia usualmente.
Assim, proteger a cultura por meio de sua categorização como patrimônio permite que sua essência seja documentada além da mentalidade e dos sentimentos do seu povo original, para que a mesma não corra o risco de ser perdida ou drasticamente modificada por demais sociedades que a assimilem, possibilitando que gerações posteriores possam usufruir da cultura da maneira mais original possível.
Abaixo, o texto em estudo:
O conceito de patrimônio cultural, da forma como hoje o conhecemos, surge na aurora da revolução industrial, ao final do século xviii, no bojo da revolução francesa, instituidora de uma nova ordem política, jurídica, social e econômica, que consolida o conceito de nação e de nacionalidade e reconhece os direitos fundamentais do homem. O mundo de então tinha um bilhão de habitantes, e as mudanças na sociedade e no hábitat, natural e construído, ainda se processavam lentamente para os padrões contemporâneos, mas com intensidade suficiente para promover um processo de industrialização e urbanização crescentes, modificando profundamente meios de produção, instituições seculares, ideologias, sociedades, costumes e fronteiras, sejam políticas ou do conhecimento.
Aprenda mais sobre o conceito de patrimônio cultural: brainly.com.br/tarefa/53673455
#SPJ4