• Matéria: Química
  • Autor: PABLOJUNIO100
  • Perguntado 3 anos atrás

3. Leia o texto a seguir. As lagartixas têm em suas patas estruturas que se assemelham a pequenos fios, de estrutura apolar. São estas estruturas que permitem a este animal andar pela parede. Agora com base em seu conhecimento sobre as interações intermoleculares, responda. C Ampliações das estruturas da pata de uma lagartixa. a) Que tipo de força intermolecular está pre- sente nas patas da lagartixa? Por quê? b) Elabore uma hipótese sobre como as forças intermoleculares estão envolvidas na capaci- dade da lagartixa andar na parede 6​

Respostas

respondido por: isadoracappuccelli
9

As patas da lagartixa apresentam interações do tipo dipolo induzido, pois é o único tipo de interação existente entre moléculas apolares.

Dipolo induzido

É uma interação intermolecular que ocorre em moléculas apolares. Quando essas moléculas se aproximam, os elétrons se deslocam, gerando um dipolo elétrico. Devido ao fato de só existir por indução, essa é a interação mais fraca.

Dessa forma:

A) As patas da lagartixa apresentam interações do tipo dipolo induzido, pois é o único tipo de interação existente entre moléculas apolares.

B) As estruturas nas patas da lagartixa servem para aumentar a superfície de contato entre a pata da lagartixa e a parede. As moléculas dessas estruturas são apolares, ou seja, não apresentam dipolo. Porém, ao se aproximarem dos compostos presentes na parede, os elétrons dos compostos e das moléculas se deslocam, ocasionando em um dipolo induzido. Essa atração é fraca, porém devido a maior superfície de contato gerada pelas estruturas, essa interação é suficiente para segurar o peso da lagartixa na parede.

Veja mais sobre interações intermoleculares em: https://brainly.com.br/tarefa/53920000

#SPJ1

Perguntas similares