Com base no texto apresentado e em seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo, que contenha no máximo 8 linhas, respondendo o que está solicitado a seguir: Há uma mudança no estilo de compra dos consumidores, quais os principais fatores influenciadores no comportamento do consumidor apresentados no texto? Quais são os aspectos do estilo de vida do consumidor que farão com que ele escolha a compra on-line? Justifique a sua resposta.
Respostas
Em um texto dissertativo-argumentativo que aborde o perfil do consumidor brasileiro, você pode defender o seu ponto de vista com os seguintes argumentos:
- o consumidor brasileiro optou pelas compras on-line por sua comodidade e segurança, entre outras razões.
- a pandemia de Covid-19 influenciou determinantemente a escolha do consumidor brasileiro por compras pela internet.
- o consumidor brasileiro tende a optar, cada vez mais, pelo comércio eletrônico à medida em que marcas adaptarem e aperfeiçoarem seus canais de venda para este novo modelo.
Texto Dissertativo-Argumentativo
O texto dissertativo-argumentativo é aquele que defende uma tese, através de argumentos complementares e dados estatísticos, sob perspectivas diferentes. Seu objetivo é embasar a formação de opinião do leitor.
Veja abaixo um exemplo conforme solicitado na questão:
O consumidor brasileiro repensou seus hábitos de compra desde a pandemia de Covid-19. Com isso e apesar da desconfiança, o já crescente mercado digital ganhou novos patamares de relevância, inserindo-se, de vez, no dia-a-dia do brasileiro e trazendo às empresas desafios sobre como posicionar-se nesta nova realidade.
Novos hábitos e comportamentos trazidos pela pandemia de Covid-19 trouxeram, com eles, novas perspectivas sobre tempo, segurança e comodidade na tomada de decisão de compra do consumidor brasileiro. O que, antes, representava garantia de qualidade - a destacar-se a presença física de um vendedor e o contato prévio com o produto -, hoje dá lugar aos vídeos de apresentação e cartas de venda, à relevância de personalidades (influenciadores) associadas, e às análises de quem já comprou. Tudo isso, à distância de um clique.
Por outro lado, esta teórica impessoalidade e praticidade abre precedentes para que cresça também o temor de golpes, produtos de menor qualidade e falsas promessas. O consumidor se vê cercado de ofertas mil, sendo induzido quase que involuntariamente a voltar os olhos para as telas, em vez das vitrines - ainda que não queiram.
Com cada vez menos tempo para deslocar-se em cidades cada vez mais cheias e lentas, o consumidor brasileiro deseja, todavia, ter seus desejos sanados com a mesma eficiência de antes e, portanto, toma decisões, normalmente, após muita pesquisa, vídeos assistidos e páginas acessadas. Isso faz com que conquistá-lo seja um desafio e tanto.
Migrar com sucesso para as mídias digitais, sem perder a relevância construída no mundo físico, exigirá das empresas jogo de cintura, análises constantes e a contratação de profissionais preparados e experientes no mercado digital, a fim de minimizar erros e gastos ineficientes. É este o caminho para superar as objeções do público em relação às compras online.
Aprenda mais sobre texto dissertativo-argumentativo em:
brainly.com.br/tarefa/40391371
#SPJ1