Leia as afirmações a seguir: a complexidade da estrutura do novo acordo de basiléia é um reflexo natural dos avanços e inovações do mercado financeiro e da necessidade de uma estrutura de capital que seja mais sensível ao risco. Porque um risco importante que os bancos enfrentam é o de crédito ou a falha de uma contraparte no desempenho de compromissos contratuais. Este risco se aplica não apenas a empréstimos, mas também a outras operações intra e extra-balanço, tais como garantias, aceites e investimentos em títulos. Acerca dessas afirmações, é correto afirmar que: a. As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. B. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. C. As duas afirmações são falsas. D. A primeira afirmação é falsa, e a segunda é verdadeira. E. A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
Respostas
Dados os conhecimentos relativos ao acordo de Basiléia, é correto afirmar o que se encontra na alternativa:
B. As duas afirmações são verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
Sobre o acordo de Basiléia
O Acordo de Basileia, conhecido de maneira formal como Convergência Internacional de Mensuração de Capital e Padrões de Capital, é um tratado pensado com o intuito de realizar a regulação da forma como operam bancos e instituições financeiras.
Assinado em 1988 por iniciativa do Comitê de Basileia em Basileia, Suíça, o mesmo teve ratificação formalizada por mais de 100 países.
O principal foco do já citado Acordo de Basileia é fortalecer, dar segurança, preservar e manter integro o sistema bancário global.
Um dos seus objetivos base é a criação de um método comum de mensuração do risco de crédito em operações financeiras. Outro foco é exigir que as instituições financeiras façam o depósito sempre um valor mínimo de capital em dinheiro.
Saiba mais sobre o acordo de Basiléia em:
https://brainly.com.br/tarefa/24466757
#SPJ4