• Matéria: História
  • Autor: guilhermevinici2690
  • Perguntado 3 anos atrás

O conceito de patrimônio cultural, da forma como hoje o conhecemos, surge na aurora da revolução industrial, ao final do século xviii, no bojo da revolução francesa, instituidora de uma nova ordem política, jurídica, social e econômica, que consolida o conceito de nação e de nacionalidade e reconhece os direitos fundamentais do homem. O mundo de então tinha um bilhão de habitantes, e as mudanças na sociedade e no hábitat, natural e construído, ainda se processavam lentamente para os padrões contemporâneos, mas com intensidade suficiente para promover um processo de industrialização e urbanização crescentes, modificando profundamente meios de produção, instituições seculares, ideologias, sociedades, costumes e fronteiras, sejam políticas ou do conhecimento

Respostas

respondido por: lucasnmattos
1

Sobre o conceito de patrimônio cultural e como este é tratado no texto em questão, está correta a alternativa: a) fortalecer a identidade social.

Para quê serve o patrimônio cultural?

Sabe-se que, em muitos casos, os patrimônios culturais não são valorizados como deveriam. Isso se deve, principalmente, à falta de compreensão sobre para quê servem esses patrimônios. O texto da questão levanta a questão de que eles existem para intensificar a identidade social de um povo ou de um grupo.

Em um mundo cada vez mais globalizado, onde muitas vezes as identidades locais são minimizadas em nome das culturas hegemônicas, é importante manter os patrimônios culturais de uma cidade, região ou país.

Acreditamos que a continuação da questão seja a seguinte:

De acordo com o texto, o conceito de patrimônio cultural surge como uma forma de:

a) fortalecer a identidade social.

B) pulverizar os valores artísticos.

C) reconstruir o passado decadente.

D) priorizar a subjetividade moderna.

E) desestimular as inovações arquitetônicas.

Para saber mais sobre patrimônio cultural, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/9497829

#SPJ4

Perguntas similares