A construção do texto baseia-se em um esquema de repetições dispostas em paralelo. No caderno, complete o início de cada parágrafo com uma das circunstâncias geradas pelo conformismo e acomodação que o ser humano vai acumalando ao longo da vida. Elas estão relacionadas ao quadro a seguir. (quadro ai na foto, mas vou escrever as palavras dele pra ser melhor) •distanciamento e indiferença entre as pessoas. •perda de noção de paz. •consumismo. •indiferença pela natureza. •destruição do meio ambiente. •isolamento em autodefesa. •opressão da publicidade. •submissão ao trabalho sem tréguas. •falta de lazer. A) A gente se acostuma a não ouvir passarinho, a não ter galo de madrugada [. ]. B) A gente se acostuma a acordar de manhã sobressaltando porque está na hora. C) A gente se acostuma a abrir o jornal e a ler sobre a guerra. D) A gente se acostuma a esperar o dia inteiro e ouvir no telefone: hoje não posso ir. E) A gente se acostuma a pagar por tudo o que deseja e o de que necessita. F) A gente se acostuma a andar na rua e ver cartazes. G) A gente se acostuma a poluição. H) A gente se acostuma para não se ralar na aspereza, para preservar a pele. (me ajudem por favor) :(♡
Respostas
As circunstâncias geradas pelo conformismo e acomodação do ser humano retratado em cada parágrafo são:
- A - Indiferença pela natureza.
- B - Perda de noção de paz.
- C - Opressão da publicidade.
- D - Distanciamento e indiferença entre as pessoas.
- E - Consumismo.
- F - Falta de lazer.
- G - Destruição do meio ambiente.
- H - Isolamento em autodefesa.
O que é Conformismo
O conformismo é mudança interior do ser humano que tende a fazer com que ele omita opiniões e atitudes em relação a algo que lhe incomoda por conta da pressão real ou imaginária de uma pessoa, grupo ou dele mesmo.
Muitas vezes, o conformismo é uma consequência da falta de resultados visíveis em relação a algo que se vem lutando ou defendendo, como as circunstâncias vistas no texto apresentado.
Essas circunstâncias são as consequências mais comum na vida do ser humano que se encontra preso em um estado de conformismo, não sendo capaz de mudar, mesmo que tal situação esteja afetando seu bem estar.
No texto, a escritora Marina Colasanti realiza uma dura crítica ao conformismo da modernidade e a maneira como ele está modificando as relações humanas, seja com o outro ou consigo mesmo, sendo ela acumulada ao longo da vida do indivíduo.
O texto ao qual o exercício se refere é “Eu sei, mas não devia”, de Marina Colasanti.
Conheça mais sobre as crônicas de Marina Colasanti aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17099798
#SPJ4