A doença renal polisses Tica autor sônica recessiva conhecida em inglês pela sigla a RP cadê é uma rara enfermidade hereditária para desenvolver uma criança deve herdar as duas cópias defeituosos do gene que causa arrepio
Respostas
Diante do heredograma de uma criança portadora da doença renal policística autossômica recessiva (ARPKD) podemos considerar que:
- Uma doença recessiva contém dois alelos recessivos para que ela possa ser manifestada, ou seja, aa;
- Os pais não manifestaram esta doença;
- O filho V é homozigoto recessivo (aa), visto que a doença foi manifestada;
- Os pais provavelmente sejam heterozigotos Aa;
- Os pais podem transferir a característica genética da doença (o gene) para os filhos, embora eles não manifestem a doença.
Caracterizando o cruzamento com indivíduos heterozigotos
Diante do exemplo do heredograma, através de dois indivíduos (casal) heterozigotos Aa x Aa poderemos ter como resultado:
- AA x Aa x Aa x aa
Logo, as chances dos filhos deste casal apresentarem o gene da doença ARPKD será de 25%.
Podemos observar que o filho de número III será AA ou Aa, visto não ter manifestado a doença, apresentando assim 25% de chance de ser AA (não ter o gene da doença) e 50% de ser Aa e assim carregar o gene, porém sem que seja manifestado.
Complemento do enunciado:
01. A doença renal policística autossômica recessiva, conhecida em inglês pela sigla ARPKD, é uma rara enfermidade hereditária. Para desenvolver a enfermidade, uma criança deve herdar as duas cópias defeituosas do gene que causa a ARPKD. Quem tem apenas uma cópia do gene com problema não desenvolve a doença, embora possa transmiti-la a seus filhos se seu parceiro também carregar uma mutação nesse mesmo gene.
Considere o heredograma abaixo que mostra uma família na qual o indivíduo V nasceu com ARPKD.
Entenda mais sobre outros exemplos de heredograma aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/48294817
#SPJ4