Em que passagem do texto fica claro que Cadamosto utiliza suas próprias referências europeias para analisar a sociedade africana que observava? Explique.
Respostas
As passagens do texto que cadamostro utiliza suas próprias referências europeias para analisar a sociedade africana encontra-se logo nas primeiras linhas dos textos quando ele relata que os reis da região não seriam ricos, "pois eles não têm e tão pouco forjam moedas" isso quer dizer que a riqueza só seria possível através da concepção europeia.
Riqueza dos reinos de Gana e Mali.
Essas riquezas foram observadas pelo navegante e estava associada a influência política e não por meio do tamanho do séquito e da "reverência" como demonstrado no trecho. O controle de diversas regiões ocorria através do estabelecimento da lei e do comércio dos seus territórios e consequentemente tornava os senhores pessoas extremamente ricas, independente da condição financeira.
Complemento da pergunta:
Leia o relato de Alvise Cadamosto, um navegador veneziano que esteve na Africa entre 1455 e 1456, a serviço do rei de Portugal. Neste trecho, ele comenta sobre governantes que observou na região da Guiné, nome que os portugueses usavam para se referir à região dos reinos de Gana e do Mali. Provavelmente, estes homens não são senhores no sentido que eles seriam ricos ou possuíssem tesouros ou dinheiro, pois eles não os têm e tampouco forjam moedas. Mas no que tange ao cerimonial ou ao séquito, pode-se lhes chamar de senhor a justo título, pois eles são sempre acompanhados de uma multidão e eles são temidos e reverenciados pelos seus súditos muito mais do que os nossos. [...] Assim, o prestígio do senhor se mede por três coisas: seu séquito, suas breves aparições e a reverência que, por eles, nutrem os seus súditos.
Entenda mais sobre os reinos de Gana e Mali em: https://brainly.com.br/tarefa/5905176
#SPJ1