Na américa portuguesa do século xviii, o desenvolvimento da atividade descrita acelerou o processo de
Respostas
As atividades de mineração e expansão de demais atividades comerciais da América Portuguesa causaram a urbanização da região no século XVIII. Alternativa A.
Como a urbanização da América Portuguesa teve início?
A América Portuguesa era baseada sobretudo em relações agrárias, impulsionadas graças a ciclos econômicos como o do café e do açúcar, algo que também fazia com que muitos fazendeiros e trabalhadores permanecessem no campo desenvolvendo suas atividades.
Esse fato começa a ser modificado com as atividades mineradoras, assim como o texto evidencia, contribuindo com o crescimento de uma sociedade mais intelectualizada e urbanizada.
Era comum que os então profissionais liberais e comerciantes, que praticavam seus ofícios no meio urbano, tivessem alguma participação, mesmo que secundária, no meio rural, extraindo lucros da mineração e observando a sociedade se tornar mais avançada graças às instalações de espaços culturais e igrejas, por exemplo.
Abaixo, o enunciado completo:
Nasceu, assim, uma sociedade diferenciada, constituída não só de mineradores, como de negociantes, advogados, padres, fazendeiros, artesãos, burocratas e militares. Embora os setores mais ricos da população fossem às vezes proprietários de fazendas e investissem na mineração em locais distantes, a vida social concentrou-se nas cidades, centro de residência, negócios e de festas comemorativas.
Na América portuguesa do século XVIII, o desenvolvimento da atividade descrita acelerou o processo de:
- a) urbanização da região;
- b) extinção dos canaviais;
- c) abolição da escravidão;
- d) ruralização da economia;
- e) europeização da sociedade.
Aprenda mais sobre a urbanização brasileira: brainly.com.br/tarefa/43408598
#SPJ4