Respostas
Podemos considerar diante dos fragmentos de uma obra literária brasileira que as características nomeadas pela ideologia Indiana no Brasil não são representadas pela alternativa E.
Caracterizando o Romantismo
Sabemos que a ideologia Indiana Brasileira é uma vertente da literatura do Brasil durante o período considerado Romântico.
Logo, temos que a primeira Geração Romântica, datada entre 1836 a 1852, destaca o índio idealizado, através do "bom selvagem", ressaltando o quanto representavam um símbolo de inocência e pureza.
Vale destacar que esta propensão já teria sido estudada nos movimentos Barroco e no Arcadismo, porém diante do aspecto idealizador, utilizado pelo "nacional-indianismo", surge então o movimento Romântico.
Portanto, todas as afirmativas, com exceção da alternativa E, apresentam características literárias da ideologia Indiana.
Complemento do enunciado
[...] caracterizam a ideologia criada pelo Indianismo, exceto:
a) “(…) No “O Guarani” o selvagem é um ideal, que o escritor intenta poetizar, despindo-o da crosta grosseira de que o envolveram os cronistas…”
b) “(…) Os tupis desceram para serem absorvidos. Para se diluírem no sangue da gente nova. Para viver subjetivamente e transformar numa prodigiosa força a bondade do brasileiro e o seu grande sentimento de humanidade.”
c) “(…) Criaturas de Deus, de bons corpos e bom espírito, ainda sem religião e educáveis no bem ou no mal. Seria fácil trazê-las de sua virtude natural à virtude consciente do Cristianismo, para sua eterna salvação.”
d) “(…) Era Peri. Altivo, nobre, radiante da coragem invencível e do sublime heroísmo de que já dera tantos exemplos, o índio se apresentava só em face de duzentos inimigos fortes e sequiosos de vingança.”
e) “(…) contra o índio de tocheiro. O índio filho de Maria, afilhado de Catarina de Médicis e genro de Antônio de Mariz.”
Entenda mais sobre o movimento literário aqui:
brainly.com.br/tarefa/19102026
#SPJ4