A estratégia de obtenção de plantas transgênicas pela inserção de transgenes em cloroplastos, em substituição à metodologia clássica de inserção do transgene no núcleo da célula hospedeira, resultou no aumento quantitativo da produção de proteínas recombinantes com diversas finalidades biotecnológicas. O mesmo tipo de estratégia poderia ser utilizada para produzir proteínas recombinantes em células de organismos eucarióticos não fotossintetizantes, como as leveduras, que são usadas para produção comercial de várias proteínas recombinantes e que podem ser cultivadas em grandes fermentadores. Considerando a estratégia metodológica descrita, qual organela celular poderia ser utilizada para inserção de transgenes em leveduras?
Respostas
As organelas são as bases constituintes de um mesmo organismo. A organela que melhor se encaixa em questão seria a mitocôndria.
Biologia e transgenes em leveduras
As células eucariontes que são fotossintetizantes são capazes de transformar energia e de produzir também, por meio dos cloroplastos (que é, inclusive, a organela que garante o verde das plantas). É nesta formação que ocorre a transformação dessa energia em ATP.
Já as células eucariontes que não são fotossintetizantes são o oposto, já que não possuem nenhum cloroplasto, mas, em compensação, elas tem muitas mitocôndrias, que garantem a energia dessas células por meio da respiração, e é neste quadro que se encaixam as leveduras.
Nesta segunda definição, a inserção de transgenes pode ser aplicada sem nenhum problema.
Para saber mais sobre transgenes em leveduras, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/4525170
#SPJ4