A formação de retículos aumenta a estabilidade de espécies formadas na ligação iônica, pois no retículo um íon está rodeado por vários vizinhos. A formação do retículo cristalino libera energia para o meio ao ser formado, sendo que quanto maior esse valor, mais estável será o retículo. Compostos iônicos são representados como moléculas, porém, essa representação é apenas uma proporção entre as espécies químicas. Sobre os compostos iônicos, pode-se afirmar que: Alternativas: a) as espécies positivas são denominadas cátions e as negativas íons. B) as espécies positivas são denominadas íons e as negativas cátions. C) no sal , a prata é considerada um cátion e o cloreto, um ânion, sendo essa a menor proporção entre eles. Alternativa assinalada d) no sal , a prata é considerada um ânion e o cloreto, um cátion. E) para o sal , temos 4 ânions de oxigênio para cada bário
Respostas
A Alternativa b) é a correta. No cloreto de prata AgCl temos uma ligação iônica e a proporção dos íons é de 1:1 sendo a menor proporção.
Ligação iônica
A ligação iônica é um tipo de ligação química que envolve atração eletrostática entre íons opostamente carregados, ou entre dois átomos com eletronegatividades diferentes. É um dos principais tipos de ligação, juntamente com a ligação covalente e a ligação metálica.
Por exemplo, um sal comum é cloreto de prata. Quando a prata (Ag) e o cloro (Cl) são combinados, os átomos de prata perdem um elétron, formando cátions (Ag⁺), e os átomos de cloro ganham cada um um elétron para formar ânions (Cl⁻). Esses íons são então atraídos um pelo outro em uma proporção de 1:1 para formar cloreto de prata (AgCl).
Ag⁺ + Cl⁻ ⇄ AgCl
Saiba mais sobre ligações químicas, aqui:
brainly.com.br/tarefa/53952472
#SPJ4