A situação dos ex-escravizados brasileiros retratada nesse texto mostra, sobre esse grupo, uma relação de
Respostas
Analisando o texto, podemos afirmar que está retratando a permanência de práticas colonialistas e da visão discriminatória sobre a população negra no Brasil, onde mesmo com o fim da escravidão, nada foi feito para inserir a população negra na sociedade brasileira. Portanto, a alternativa correta é a letra D).
Situação dos Ex-Escravizados Brasileiros
Após o fim da escravidão no Brasil, não houve nenhuma política para inserir a população negra na sociedade brasileira, visto isso, as práticas discriminatórias continuaram presente no Brasil.
Com a abolição da escravatura, foi negado o acesso ao trabalho para a população negra, e uma política de branqueamento da sociedade passou a ser posta no Brasil através dos processos migratórios de italiano e alemães para ocupar a mão de obra assalariada do país.
Com ausências de políticas que previssem a integração da população negra na sociedade, muitos migraram para os quilombos, porém a maioria dos ex-escravizados passaram a ocupar as margens da sociedade, habitando cortiços, sendo obrigados a recorrer a subempregos ou à criminalidade para a sobrevivência.
Resto da Questão
A escravidão chegou ao fim, o ex-escravo tornou-se igual perante a lei, mas isso não lhe deu garantias de que ele seria aceito na sociedade, por isso os recém libertos passaram dias difíceis mesmo com o fim da escravidão. Diferente do que aconteceu nos Estados Unidos, no Brasil, após o fim da escravidão, os ex-escravos foram abandonados à própria sorte. A situação dos ex-escravizados brasileiros retratada nesse texto mostra, sobre esse grupo, uma relação de:
a) aliança com elites políticas.
b) Crítica ao movimento abolicionista.
c) Mudança da perspectiva religiosa da população.
d) Permanência das práticas sociais discriminatórias
Saiba mais sobre "Situação dos Ex-Escravizados Brasileiros" aqui: https://brainly.com.br/tarefa/33697651
#SPJ4