1. Você aprendeu que atualmente no Brasil não existe nenhuma atividade vulcânica, porém na Era Mesozoica isso era diferente. Explique qual a contribuição dessa atividade vulcânica existente no Brasil nesse período para a formação do relevo brasileiro. 2. A transformação morfológica da superfície terrestre é um processo contínuo e dinâmico. Temos como agentes modeladores do relevo os agentes externos (chuva e vento, por exemplo), e os agentes internos, como a) ( ) erosão e vulcanismo. C) ( ) intemperismo e abalos sísmicos. B) ( ) tectonismo e vulcanismo. D) ( ) neve e temperatura. 3. Assinale a alternativa que apresenta somente consequências dos movimentos das Placas Tectônicas: a) ( ) terremotos, falhas geológicas, vulcanismo, cadeias montanhosas. B) ( ) escudos cristalinos, bacias sedimentares, terremotos, planaltos. C) ( ) falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos. D) ( ) planaltos, falhas geológicas, bacias sedimentares, cadeias montanhosas. 4. Não são raros os relatos de ocorrência de terremotos no território brasileiro. Porém, diferentemente do que acontece no Japão, nos Estados Unidos e no Chile, por exemplo, os terremotos aqui observados normalmente são de baixa magnitude. A que se deve a explicação para essa diferença?
Respostas
A partir do conteúdo sobre atividades vulcânicas e transformações do relevo, podemos responder que:
1) No Brasil, na Era Mesozoica, as atividades vulcânicas se concentravam na região sul e sudeste do país, o que nos conferiu litorais recortados com formação de ilhas e terras extremamente férteis.
2) A transformação morfológica da superfície terrestre é um processo contínuo e dinâmico que conta com agentes internos, como tectonismo e vulcanismo, portanto alternativa B.
3) Os movimentos tectônicos promovem consequências como falhas geológicas, vulcanismo, sedimentação, dobramentos modernos, portanto alternativa C.
4) A diferença entre a magnitude dos terremotos entre Brasil e Japão por exemplo, se deve ao fato do Brasil estar localizado sobre uma única placa tectônica, portanto alternativa E.
O que são terremotos?
Também conhecidos como abalos sísmicos, são tremores sentidos na superfície da terra após duas placas tectônicas se chocarem.
Para sentirnos, nosso território deveria estar sobre o local em que essas duas placas se encontram, do contrário sentimos ou não os tremores.
Outra causa de terremotos, são as atividades vulcânicas. Essas estão relacionadas a atividades de vulcões que além de dos tremores provocam nuvens de fumaça, fuligem e derramamento de lava.
Sua magnitude é medida em escala Richter, uma homenagem à Charles Richter, cientista que desenvolveu o método de medição. Essa por sua vez é uma escala matemática que vai de zero a 10.
O valor encontrado está associado à distância do hipocentro (ponto de origem no subsolo) ao epicentro (ponto em que o tremor é sentido na superfície), além do tempo de manifestação e a sua amplitude.
Complemento questão 4:
A explicação para essa diferença deve-se à:
A) localização do Brasil em área de convergência de placas.
B) dominância de clima tropical úmido que, favorece o intemperismo químico das rochas, reduz a magnitude dos terremotos.
C) estrutura geológica antiga do Quaternário, predominante no território brasileiro.
D) predominância de rochas sedimentares, mais suscetíveis a rupturas geológicas.
E) localização do território brasileiro em região intraplaca.
Aprenda mais sobre atividade vulcânica aqui: https://brainly.com.br/tarefa/38943001
#SPJ4