1. Leia o trecho do poema "Eu, etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade, e responda em seu caderno às perguntas a seguir com um colega. Em minha calça está grudado um nome Que não é meu de batismo ou de cartório Desde a cabeça ao bico dos sapatos, São mensagens, Letras falantes, Gritos visuais, E fazem de mim homem-anúncio itinerante, Escravo da matéria anunciada ANDRADE, Cartes Drummond de "Eu, Etiqueta in Corpo. São Paulo: Companhia das Latras, 2015 a. Quais elementos fazem do eu lírico um "homem-anúncio itinerante"? b. A figura de linguagem personificação (ou prosopopeia) consiste em atribuir características ou ações humanas a animais ou objetos inanimados. Copie os versos em que essa figura ocorre. C. De que forma os versos transcritos no item anterior
Respostas
Após leitura do trecho do poema "Eu, etiqueta", de Carlos Drummond de Andrade, é possível responder às perguntas a seguir:
a) Os elementos que fazem do eu lírico um "homem-anúncio itinerante" são as etiquetas com nomes de empresas, "Em minha calça está grudado um nome que não é meu de batismo ", assim como na calça ele enumera no lenço, relógio, chaveiro, gravata e cinto, "São mensagens, Gritos visuais"
b. Há personificação nos versos: "gritos visuais" e "letras falantes"
c. A força do marketing e propaganda dessas empresas nos tornam escravos do consumismo, "escravo da matéria anunciada". Não mais compramos por necessidade e sim por impulso ou para estar na moda. Todos são iguais, mesmas roupas, mesmas tendências, tudo que usamos ou consumimos é sob influência das marcas.
Para responder essas questões de forma correta, precisamos aprender mais sobre prosopopéia.
Prosopopeia
Também chamada de personificação, se trata de dar vida ou carcaterísrticas humanas a seres inanimados ou não humanos.
Essa é uma ferramenta muito utilizada em poesias, história, filme e desenhos. Podemos dizer que somente no imaginário isso será possível.
A intenção está em intensificar a expressividade do texto ou chamar a atenção do leitor através do fato de aproximá-lo do personagem através de características que lhe são comuns.
Exemplo: "A pedra é triste. Cai nas águas gritando, por deixar sua casa seca."
Perceba que a atribuição dada à pedra trata-se de característica humana ou animal. Então, construímos figura de linguagem prosopopeia em relação ao objeto.
Aprenda mais prosopopeia aqui: https://brainly.com.br/tarefa/2293004
#SPJ4