• Matéria: Psicologia
  • Autor: gabishiro1299
  • Perguntado 3 anos atrás

As alterações cromossômicas podem causar consequências sérias e, até mesmo, letais. Sobre esse contexto, não é correto afirmar

Respostas

respondido por: guipcoelho
0

Considerando as alternativas fornecidas sobre as alterações cromossômicas, pode-se concluir que homens como monossomia 45Y são inviáveis, portanto a alternativa E está incorreta.

Alterações cromossômicas

As alterações no número cromossômicos são condições genéticas, porém não hereditárias, ou seja, estão relacionadas ao material genético mas não são necessariamente herdadas. As alterações no número de cromossomos podem ser de dois tipos:

  • Euploidias: quando o genoma inteiro encontra-se aumentado ou reduzido, por exemplo formando organismos haploides, triploides, tetraploides, etc.
  • Aneuploidias: quando determinado par de cromossomo apresenta alteração numérica.

As alterações cromossômicas afetam o indivíduo, sendo que algumas condições oriundas dessas alterações são compatíveis com a vida (por exemplo, Síndrome de Down), enquanto outras tornam o feto inviável (por exemplo, fetos triploides humanos são abortados espontaneamente).

Diante do exposto, podemos analisar cada uma das alternativas fornecidas:

  • a alternativa A está correta, pois o cromossomo X exerce sua função com uma ou duas cópias;
  • a alternativa B está correta, pois números ímpares de cromossomos impedem a correta segregação durante a meiose;
  • a alternativa C está correta, pois monossomias autossômicas são mais graves do que trissomias, sendo a Síndrome de Turner a única monossomia compatível com a vida em seres humanos, pois afeta cromossomos sexuais;
  • a alternativa D está correta, pois cromossomos autossômicos extras costumam causar mais consequências graves do que cromossomos sexuais extras;
  • a alternativa E está incorreta pois a monossomia 45Y é incompatível com a vida em seres humanos, pois o cromossomo X é importante em ambos os sexos.


Assim, concluímos que a alternativa E é a opção incorreta.

Percebi que a questão está incompleta. Acho que a questão completa é essa:

"As alterações cromossômicas podem causar consequências sérias e, até mesmo, letais. Sobre esse contexto, não é correto afirmar:

a)O cromossomo X de mamíferos é um caso especial, pois a inativação do X em fêmeas controla o nível de produtos gênicos codificados pelo X independentemente do número de cromossomos X na célula.

b)Triploides são sempre estéreis, pois um tríplex de cromossomos não pode parear e segregar corretamente na meiose.

c)As Monossomias autossômicas possuem consequências ainda mais catastróficas que as trissomias e, são invariavelmente letais nos primeiros estágios de vida do embrião.

d)Possuir cromossomos sexuais extras pode causar muito menos efeito do que ter um cromossomo autossomo extra.

e)Em homens a monossomia, 45,Y, pode ter poucas consequências importantes."

Você pode continuar estudando sobre alterações cromossômicas aqui: https://brainly.com.br/tarefa/35397312

#SPJ4

Perguntas similares