A opinião dos jovens importa Crianças, adolescentes e jovens possuem constitucionalmente o direito de livre pensamento e livre expressão na sociedade, visto que são sujeitos de direitos da mesma forma que as pessoas que estão em outras fases da vida. E devem, nesse sentido, possuir espaço de fala e de escuta, assim como todos, nas diferentes discussões e diferentes lugares; seja dentro de casa, dentro da escola ou num evento maior, tal como um congresso. A participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens nos diferentes espaços é, portanto, uma prática democrática. E, por esse motivo, a temática está em pauta nas discussões do II Congresso de Comunicação e Educação da USP, [. ] onde educadores, estudantes, pesquisadores, ativistas e outros profissionais das Américas, da Africa e da Europa se encontram para debater o tema "Educação Midiática: práticas democráticas pela transformação social". No primeiro dia do congresso (12), conversamos com o radialista Ró Gilberto Gomes Cá (24), representante da Rede de Crianças e Jovens Jornalistas de Guiné, Africa, sobre essa participação cidadã de crianças, adolescentes e jovens nos espaços educativos e de comunicação. Ele, então, comentou sobre a importância e usou como exemplo o trabalho que desenvolve e veio representar no congresso: "Acredito que é muito importante a participação de jovens em espaços que incentivem o seu protagonismo, para promoverem uma educação que contribua com a comunicação. A propósito, vim trazer uma experiência do outro lado do Atlântico, que é feita com jovens e crianças, porque antes eram adultos que falavam de temas que envolvessem esse público, e consequentemente, suas participações eram limitadas, por isso eles não levavam crédito pela realização dos programas e das demais atividades. " [. ] Assim como indicou Ró, importa que nos espaços onde se discute sobre as questões referentes à juventude os jovens possuam espaço para expressar suas opiniões. Que, em eventos como o II Congresso Internacional de Comunicação e Edu
Respostas
No trecho “... que desenvolve...”, a palavra destacada substitui trabalho, e por causa disso deve ser marcada a alternativa E.
O que são os pronomes relativos?
Podemos dizer que os pronomes relativos caracterizam-se como aqueles pronomes que se responsabilizam pela retomada de substantivos que já foram mencionados anteriormente no texto. Esses pronomes podem ser invariáveis ou variáveis.
No caso em questão, percebemos a presença do pronome relativo "que", responsável por retomar o substantivo que foi mencionado anteriormente, que é "trabalho", e por isso pode-se afirmar que houve uma substituição. É importante prestar atenção ao termo "que", pois este também pode surgir como conjunção integrante.
Restante do enunciado:
Nesse texto, no trecho “... que desenvolve...” (3º parágrafo), a palavra destacada substitui
- direito.
- pensamento.
- protagonismo.
- temática.
- trabalho.
Veja mais sobre pronomes relativos:
https://brainly.com.br/tarefa/52146127
#SPJ4